Francisco Lira e Alan Michel, da Chapa 1, são eleitos conselheiros federais do Confea

Pela primeira vez, na história do Sistema Confea/Crea e Mútua, os profissionais dos estados do Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Santa Catarina e das Instituições de Ensino, grupo Agronomia, participaram de uma eleição pela internet. A eleição para conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi realizada nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, e os profissionais do estado do Piauí elegeram os engenheiros agrônomos, Francisco Lira e Alan Michel, respectivamente, conselheiros federais titular e suplente do Confea.  O Piauí foi o segundo estado com a maior participação na eleição, contabilizando 898 votantes, sendo que 738 profissionais optaram pela Chapa 1. A chapa 2, formada pelos Engenheiros Agrônomos, Wilton Fontenele e José Geraldo, obtiveram 133 votos. Os conselheiros federais eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2022 com mandato até 31 de dezembro de 2024.

Durante todo o dia, o processo eleitoral envolveu milhares de profissionais aptos a votar, sem quaisquer intercorrências. “Estamos concluindo um processo iniciado em fevereiro, demandado pelo plenário para a eleição pela internet. Isso era um anseio dos nossos profissionais. Eu diria que nós implementamos isso até um pouco tarde, já que a gente vinha debatendo há, pelo menos, cinco anos”, disse o coordenador adjunto da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. eletric. José Miguel de Lima.

Assessora Talita Machado e coordenador adjunto da CEF, José Miguel de Melo Lima conduziram o processo de apuração

Para saber o quantitativo dos votos clique

O coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Piauí (CER-PI), Eng.Eletric. Moacyr Gayoso, reiterou, também, a normalidade do pleito. “Houve alguns casos pontuais de profissionais, que precisaram de orientação para resgatar a senha, mas foram poucas ocorrências que foram sanadas rapidamente. As eleições ocorreram na mais tranquilidade. Parabenizo o Confea e toda a Comissão Regional pelo trabalho”, afirmou o coordenador da CER-PI.

O conselheiro eleito, o Eng.Agr. Francisco Lira, agradeceu aos profissionais que participaram do pleito eleitoral e avaliou como positiva a participação na primeira eleição on-line do Sistema Confea/Crea. “A eleição on-line superou as expectativas, com um bom engajamento dos profissionais não só da Agronomia, mas de todas as modalidades abrangidas pelo Sistema. Agradeço aos colegas que votaram e aos amigos que trabalharam para que a Chapa 1 fosse eleita. Espero que nesses três anos possamos corresponder aos anseios da classe, representando todos os profissionais do Piauí”, declarou.

Conselheiro Federal Titular, Francisco Lira (esq) e o conselheiro federal suplente, Alan Michel (dir).

O conselheiro suplente, o Eng.Agr. Alan Michel, também, agradeceu aos 738 profissionais que contribuíram para essa conquista. “Agradeço a todos do time que trabalharam para a vitória nesta eleição, de forma especial ao presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, que me proporcionou essa oportunidade. Vamos trabalhar, a fim de implementar as 11 propostas que nos propusemos a realizar e, também, para que o Piauí seja reconhecido através das nossas ações dentro do Plenário do Confea. Agradeço ao meu companheiro Francisco Lira, da chapa 1, e , mais uma vez, a todos os profissionais do Crea-PI”, finalizou.