O Crea-PI registra os profissionais formados nos cursos das áreas da Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, Ambiental, Química, entre outros), Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além dos formados no curso nível de Técnicos de Segurança do Trabalho, em Instituição de Ensino devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) na área tecnológica. Portanto, os graduados somente poderão exercer a profissão após o registro no Crea-PI.

Frisamos, também, que a instituição de ensino e o curso deverão estar cadastrados no Crea-PI, pois essa é uma condição essencial para o deferimento do seu registro. Caso a instituição de ensino e o curso não estejam registrados,  o seu cadastro ficará aguardando a regularização pela instituição de ensino junto ao Crea-PI. Já se a instituição de ensino esteja estabelecida em outro Estado , será consultado o Crea respectivo para verificação quanto ao cadastramento da instituição e  do curso.

Como solicitar: O Registro  de Pessoa Física poderá ser realizado de forma on-line. Com este novo serviço on-line, os profissionais podem solicitar seu registro, com agilidade e facilitando a comunicação entre o Conselho e os profissionais. Para realizar o registro, acesse: http://sigec.crea-pi.org.br/sigec/registroOnLine/profissional/

Documentos necessários 

  • Diploma registrado no MEC ou certificado de conclusão do curso (Caso não possua algum desses documentos, pode anexar a declaração ou a certidão, ambos constando a data da colação de grau.).
  • Histórico escolar com a indicação da carga horária
  • Certificado de serviço militar
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de pagamento da taxa de registro

Tutorial:

Para ajudar no preenchimento das informações do Registro Profissional de Pessoa Física, basta seguir o passo a passo do vídeo abaixo.