Presidentes dos Creas da Região Nordeste discutem sobre ABNT e Certidão de Acervo Técnico Operacional no primeiro dia de encontro

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí-CREA-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, está participando da 2º Reunião do Fórum de Presidentes dos Creas da Região Nordeste, em São Luís, que é coordenado pelo engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE.

O encontro, que iniciou-se na quinta-feira (11/05), conta com a presença dos presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) dos nove estados da região Nordeste do Brasil.

O primeiro dia de atividades foi marcado por apresentação de propostas e ações de cada Conselho que, em comum, reforçam a necessidade e a importância de ações integradas para o fortalecimento da Engenharia, Agronomia e Geociências na região Nordeste.

No primeiro dia, as pautas elencadas foram a participação do Sistema Confea/Crea/Mútua na elaboração de normas técnicas da ABNT; a implementação da Certidão de Acervo Técnico Operacional (CAO); e ações coordenadas de fiscalização.

Outro assunto em pauta foi a utilização do SITAC e a padronização de procedimentos. O Fórum é também um espaço para destacar a participação da engenharia em questões cruciais para o desenvolvimento da região nordeste, como infraestrutura, nesse sentido, o Crea Pernambuco colocou na pauta uma discussão sobre a importância da Ferrovia Transnordestina.

O 2º Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste prossegue, até sexta-feira (12), na Pós-Graduação Navigare,com a apresentação do plano de ações do Programa Mulher da Região Nordeste.