Mais um edital é retificado.

Na quinta-feira, dia 11 de maio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – CREA- PI atuou mais uma vez em defesa das atribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, apresentando impugnação ao Edital Nº 09/2023, do Colégio Técnico de Bom Jesus, vinculado à Universidade Federal do Piauí(UFPI), que visa a seleção de bolsistas para as funções de Professor e Apoio Acadêmico, referentes aos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), distribuídas por cursos, municípios e regiões.

O edital previa vagas com exigência de atuação de áreas de conhecimento em Produção Animal, Forragicultura, Avicultora, Suinocultura e Ovinocultura, sendo alguns concorrentes tanto a Zootecnistas quanto a Engenheiros Agrônomos. Contudo, o edital restringia sobremaneira a participação nas vagas da área de Zootecnia, ao excluir a Engenharia Agronômica da concorrência, o que perfaz, de já, um cerceamento ao pleno exercício profissional e um descumprimento a legislação pátria vigente.

À vista dos temas e da necessidade de defesa às atribuições dos engenheiros agrônomos, o CREA-PI apresentou impugnação à Comissão Organizadora, que resultou na impugnação do edital e na consequente inclusão dos engenheiros agrônomos como requisito de concorrência à vaga.

Na oportunidade, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, reafirma seu compromisso em valorizar as atividades dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Informa ainda que o Crea-PI continuará vigilante e atuante em favor dos profissionais e empresas, registrados no Sistema.