Presidente do Crea-PI e comitiva se reúnem com parlamentares federais do Estado em Brasília

O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, reuniu-se nesta quinta-feira (21), com o Senador Marcelo Castro, e a Deputada Federal Margarete Coelho, a fim de divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional.

A comitiva piauiense foi representada pelo Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, pelo Conselheiro Federal, Ronald do Monte Santos, o Diretor Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, e o Coordenador de Câmara de Engenharia Civil – CEEC, Eng. Civ. Raimundo José Santos, pelas Entidades Precursoras, o Eng.Civ. Herbert Lima, e o Eng.Agr. Francisco Lira, o Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica- CEEE, Eng. Eletric. Pedro José Gomes; o Coordenador da Câmara de Agronomia – CEA, Eng.  de Pesca. Edson Falcão, o Coordenador da Comissão Permanente de Educação e Legislação Profissional, Eng. Agrim. Israel Costa; o Coordenador da Comissão Permanente de Ética Profissional, Eng.Civ. Lúcio de Brito; o Coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Minas, Mecânica e Segurança do Trabalho – CEGMMST,Eng. Mec. Flávio Henrique Luz; Representante da Modalidade Geologia e Minas, Geo. José Iran Felinto;e a Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura- CEEAGRIM, Eng. Agrim. Daniella Tavares.

Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, debate temas importante para a Engenharia e Agronomia com o Senador Marcelo Castro (lado esquerdo).

Essa ação institucional faz parte da programação do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que ocorre até sexta-feira(22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), uniram esforços em uma mobilização junto ao Congresso Nacional.

Presidente Ulisses Filho entrega a Deputada Federal Margarete Coelho, a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019.

Agenda legislativa
Entre os projetos de lei que estão na agenda parlamentar do Sistema Confea/Crea em 2019, estão: PL 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público; PL 303/2018, que institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União; e o PL 6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo.

Encontro de Líderes
A agenda é realizada anualmente e reúne as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, como Presidentes do Federal, dos Regionais e da Mútua, Conselheiros Federais, titulares e representantes de entidades nacionais, Coordenadores de Câmaras Especializadas dos Creas, Coordenadores das Comissões de Ética dos Creas, Representantes dos Creas-Jr, além de autoridades e convidados.

Realizado geralmente em fevereiro, o encontro cumpre a Lei nº 5.194/1966, notadamente seus arts. 27 e 53, que tratam da atribuição do Federal de promover, pelo menos uma vez por ano, as reuniões de representantes, a fim de estudarem e estabelecerem providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da referida legislação. É neste encontro que são definidos os Coordenadores e o plano de trabalho para o ano do Colégio de Presidentes, Colégio de Entidades Nacionais e Coordenadorias de Câmaras Especializadas.

Esta agenda não apenas marca a primeira reunião do ano desses fóruns consultivos do Sistema, mas também debate questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e que afetam o trabalho dos cerca de 1 milhão de profissionais da área tecnológica, por meio de painéis, palestras e mesas de debates.

Ascom CONFEA / Ascom CREA-PI