Plenário do Confea aprova regimento interno do Crea-PI

Com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Eng.Agr. Ulisses Filho, na Sessão Plenária Ordinária 1.622 do Confea, realizada na última quinta-feira (24/11), foi aprovado o Regimento Interno do Crea-PI.

Foram discutidos ainda temas como aprovação do relatório final das atividades do 11º Congresso Nacional de Profissionais – CNP, realizado de 6 a 8 de outubro, em Goiânia, a renovação de terços dos plenários dos regionais, calendário de atividades para 2023, Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua – Prodesu, apoio institucional por meio de locação de estandes e prestação de contas do exercício de 2018.

Plenária foi conduzida pelo presidente Joel Krüger

A Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) encaminhou e viu aprovado, pelo Plenário, o Regimento Interno do Crea-PI. Sobre a aprovação do Regimento Interno, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, declarou que a aprovação por parte do Confea é importante, pois o Regimento do Crea-PI estava defasado. “Essa aprovação nos dá uma garantia de que nossas ações estão mais balizadas e dentro dos normativos do Confea. Então, agora, temos um Regimento Interno atualizado e que facilitará a gestão do Crea-PI”, afirmou.

Estandes
Com investimento de apoio pelo Confea de R$ 20 mil, em cada evento, o plenário aprovou decisões do Conselho Diretor referentes à locação de estandes para o workshop Pragas e Doenças, a ser realizado em 10 de dezembro pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão – AEACM, em Campo Mourão-PR; o curso Drone 2022, a ser promovido pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe – AEASE, de 14 a 16 de dezembro de 2022, em Aracaju-SE; e ainda o Congresso Nacional de Inspeção Predial, a ser realizado nos dias 16 e 17 de dezembro de 2022, em Teresina-PI, pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Piauí – Ibape/PI.

Calendário
O plenário aprovou ainda a sugestão do Colégio Diretor relativa ao calendário das sessões plenárias ordinárias, das reuniões do Comitê de Avaliação e Articulação – CAA e das reuniões ordinárias do Conselho Diretor e das Comissões Permanentes para o exercício de 2023. As propostas de datas do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua (28 de fevereiro, 1º e 2 de março) e da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (9 a 11 de agosto) haviam sido acordadas com a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais).

Durante as discussões do calendário, o conselheiro federal eng. agr. Luiz Lucchesi informou a eleição do presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. agr. Kleber Santos, para a vice-presidência do Associação Pan-americana de Engenheiros Agrônomos.

Calendário de atividades do Confea em 2023

Foi aprovado ainda o relatório técnico informativo da missão representativa do Sistema Confea/Crea na Cimeira Bilateral Confea/OEP, realizada nos dias 08 a 10 de junho deste ano, em Lisboa – Portugal.

Propostas orçamentárias
Também apresentadas pela CCSS, o plenário homologou as propostas orçamentárias, relativas ao exercício de 2023, dos Creas Tocantins, Santa Catarina, Piauí, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea