Plenário aprova o 10º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana (CEPC)

Na  última sessão plenária (1481), os conselheiros aprovaram a realização do 10º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, que será realizado nos dias 14 e 15 de março de 2019, no Rio de Janeiro. Essa será a terceira vez que o Brasil recebe o encontro, considerado pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. Joel Krüger, uma agenda dedicada “à discussão técnica, além de ser uma oportunidade para articulação entre os países”.

Em novembro, durante a Cimeira Bilateral Brasil/Portugal, realizada em Salvador (BA),  lideranças do Confea e da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) discutiram detalhes da organização de palestras relacionadas à atividade profissional, realidade social, mobilidade e reconhecimento profissional dos engenheiros civis e ações relativas à implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Na ocasião, também foi sugerido pelo vice-bastonário da OEP, Fernando Santos, o debate de assuntos de tendência, como indústria 4.0, mobilidade urbana, mudanças climáticas, cidades inteligentes e sustentáveis e segurança do trabalho.

De acordo com o presidente Krüger, as questões de organização serão compartilhadas pelo Confea tanto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), anfitrião do encontro, quanto com a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), entidade brasileira que também integra a organismo internacional. “Vamos discutir a pauta e as questões de logística para fazermos uma bela recepção para as 31 delegações no Brasil”, afirmou.

O comitê organizador é composto pelos representantes dos países a seguir: Brasil – Confea – Eng. Civ. André Luiz Schuring; – Portugal – Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) – eng. civ. Fernando de Almeida Santos; – México – Federación de Colegios de Ingenieros Civiles de la República Mexicana (FECIC) – eng. Tito Guilhermo Fenech Cardoza.

Novo texto da Resolução

Na última plenária, foi  aprovada a alteração à Resolução 1012/05. Pelo novo texto, o custeio das reuniões do Colégio de Presidentes (CP) e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC) será realizado pelo Confea e fixa a quantidade máxima de quatro reuniões por ano das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC). A proposta será implementada a partir do exercício de 2020.

Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea