Palmas mobiliza todo o Brasil para a construção do país

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram, na noite desta segunda-feira (16/9), a solenidade de abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea). No coração do Brasil, profissionais, estudantes, pesquisadores, docentes e lideranças políticas dos quatro cantos do país se reunirão durante quatro dias em um intenso intercâmbio. Acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robôs, saneamento, soberania nacional e sustentabilidade são apenas alguns dos diversos assuntos abordados na programação.

“Tudo gira nas mãos da Engenharia”

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Ao dar início ao evento, o presidente Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância da Engenharia em diferentes segmentos da vida cotidiana. “Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. O crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia. Enfim, como diz uma de nossas campanhas de comunicação, ‘tudo gira nas mãos da engenharia’”, ressaltou Krüger.

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram o evento

O presidente aproveitou o momento para destacar a atuação parlamentar do Confea contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 108/2019, que visa alterar a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o que pode os levar à extinção. “Temos nos esforçado significativamente para evitar que esse projeto de emenda à constituição seja aprovado da forma que foi redigido inicialmente. Fomos inclusive recebidos em audiência pelo presidente do Senado para tratar exclusivamente desse assunto. Agradeço aos presidentes de Creas e das demais lideranças que também têm se empenhado e mobilizado suas bancadas. Tenho a convicção de que nossa mobilização será vitoriosa e não deixaremos que a sociedade fique exposta ao risco da desregulamentação profissional”, afirmou.

Entre os pontos da programação, Krüger destacou o lançamento do Programa Mulher: “pensado para alcançar as profissionais e as estudantes que atuam nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia, o Programa vai alcançar o maior número de mulheres, independentemente das atividades profissionais, já que sua criação busca a igualdade de gênero. O programa foi construído com colaborações de todo o país, vindas das entidades de classe, do setor empresarial, parlamentares e de representantes da sociedade”, explicou.

“Sintam-se em casa”

Presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia

Anfitrião do evento, o presidente do Crea-TO, eng. civil Marcelo Costa Maia, afirmou que a Semana ficará marcada na história da Engenharia e da Agronomia tocantinenses. “É uma honra ver esta jovem capital sendo anfitriã do maior encontro profissional da área, colocando em pauta os temas importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e também da região”. Maia aproveitou o momento para destacar que conselhos profissionais e a Engenharia, por meio da fiscalização, são estratégicos na garantia da segurança da sociedade. “Tenham todos um bom evento e se sintam em casa”, finalizou.

Vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, na ocasião representando o governador Mauro Carlesse, destacou ser uma alegria receber a 76ª Soea no estado. “Sabemos que aqui estão presentes todas as vertentes da Engenharia brasileira e também de outros países. Palmas e Tocantins se sentem orgulhosos pela grandeza do debate. Receber um encontro como este seguramente fortalece todo o governo do estado”, destacou o vice-governador, desejando discussões amplas e benéficas para o país.

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, afirmou que a escolha da “capital do calor humano” não poderia ter sido melhor, dada a natureza planejada do município e sua vocação para o agronegócio. Em seu discurso, a prefeita ressaltou o importante papel de fiscalização exercido pelo Sistema Confea/Crea na garantia de segurança para a população. “Palmas, em 30 anos, nunca vivenciou um acidente envolvendo estruturas de Engenharia. Nosso crescimento continua acima da média, e essa mudança passa significativamente pela mão dos engenheiros”, acrescentou.

Presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães

Em seu discurso, o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, reafirmou a responsabilidade da Caixa de Assistência como o braço social do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Registramos melhorias e avanços constantes na atuação da Mútua e as iniciativas que ela encabeça têm o propósito de alavancar ações voltadas à área tecnológica em todas as suas vertentes, primando por aspectos como inovação, empreendedorismo social e a união de esforços em busca de desenvolvimento e do bem comum”, disse.

Ainda durante a abertura, os ex-conselheiros federais que encerraram mandato em 2018 receberam certificado de serviços relevantes prestados à nação. São eles: eng. civ. Alessandro Machado, eng. eletric. Carlos Batista das Neves, eng. agr. Daniel Salati, eng. agr. Francisco Soares e eng. mec. William Alves Barbosa.

Após o fim da solenidade, os participantes assistiram à apresentação musical promovida pelo grupo de música tocantinense Amazoni Cantoria, composto por cinco cantores e compositores. Um deles, Juraídes da Cruz, participou da última edição da Soea, em 2018, em Maceió, quando representou Tocantins como próxima sede do evento. Os outros integrantes do conjunto são Dorivã, Lucimar, Braguinha Barroso e Genésio Tocantins.