Crea-PI participa do maior evento da Engenharia e Agronomia nacional

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram, na noite desta segunda-feira (16/9), a solenidade de abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea), em Palmas (TO). No coração do Brasil, profissionais, estudantes, pesquisadores, docentes e lideranças políticas dos quatro cantos do país se reunirão durante quatro dias em um intenso intercâmbio. Acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robôs, saneamento, soberania nacional e sustentabilidade são apenas alguns dos diversos assuntos abordados na programação.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha (primeiro da fila), juntamente com o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho.(segundo da fila)

O Crea-PI participa do evento com uma delegação composta pelo presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, ex-presidentes do Crea-PI, diretoria, conselheiros, inspetores e estudantes do estado. O presidente Ulisses Filho, participou da solenidade de abertura da 76º Soes e destacou a bonita e prestigiada cerimônia. “Abertura com excelente participação de representantes do governo do estado e prefeitura municipal, com boa participação dos profissionais no estande. Destacamos também a presença de quatro ex-presidentes do Crea-PI na nossa delegação prestigiando o estande deste Regional”, ressaltou Ulisses Filho.

Presença dos ex-presidentes do Crea-PI, Eduardo Alvim, José Borges de Sousa Araújo, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, o atual Diretor Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho e o atual assessor da Presidência da Mútua, Marcelo Morais. (esquerda p/ direita).

O estande do Crea-PI contou com a presença do anfitrião do evento, o presidente do Crea-TO, Marcelo Maia. (centro)

O Conselheiro Federal, o Eng. Mec. Ronald do Monte Santos marcou presença no evento de abertura.

Conselheiro do Crea-PI, Moacyr Gayoso ( esquerda), o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho e o vice-presidente do Crea-PI, José Mendes. (direita)

Inspetores do Crea-PI prestigiam a 76° Soea.

O Creajr-PI também está presente no maior evento da Engenharia Nacional.

Confira algumas fotos do primeiro dia da 76º Soea

. Para ele, esta edição do evento tem uma particularidade pelo fato de que os Conselhos profissionais estão sob ameaça (em virtude da PEC 108/2019, que tramita no Congresso Nacional) e devem comprovar sua relevância perante a sociedade. “Acredito que, agora mais do que nunca, temos o dever de fazer desta Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, e posteriormente do Congresso Nacional de Profissionais, a nossa resposta à sociedade, congregando  o conhecimento técnico-científico, a atuação política – com o melhor que o sentido da palavra abarca – e o serviço

A delegação do Piauí presente na 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e no Congresso Nacional dos Profissionais do Sistema conta com a presença do presidente do Crea-PI, Ulisses Filho,ex-presidentes do Crea-PI, conselheiros, inspetores e estudantes ligados as áreas da engenharia, agronomia e geociências do estado.  A 76ª Soea tem como tema “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional” e prossegue até o dia 19.

Entre os assuntos que serão debatidos nos próximos dias em Palmas, no Tocantins, estão saneamento básico, energia, infraestrutura, rastreabilidade e certificação, produção agrícola sustentável, gestão pública, inovação, ética e ensino.

EDUARDO ALVIN