O coordenador do CP e presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, participa da Cimeira Bilateral entre o Confea e a OEP

O coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua e presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, está participando, nesta semana, da primeira edição do ano da Cimeira Bilateral – Confea/OEP. A agenda, realizada entre ontem e hoje (13 e 14/2), em Brasília (DF), reúne os representantes da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), conselheiros federais, coordenadores do Colégio de Presidentes (CP) e do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

O Confea mantém junto à OEP um Termo de Reciprocidade que permite facilitar o registro de profissionais brasileiros, em Portugal, e de profissionais engenheiros portugueses no Brasil. Atualmente, 4 mil brasileiros estão trabalhando, em Portugal, e 282 portugueses estão exercendo a profissão no Brasil.

Ontem, a avaliação EUR-ACE®️ (European Acreditted Engineer) foi a tônica do primeiro dia de encontro. Além de assegurar que o curso com a marca EUR-ACE®️ possui elevados níveis de qualidade europeus, o certificado facilita a candidatura a mestrados ou a doutoramentos em instituições que também tenham cursos acreditados pelo sistema e simplifica a mobilidade profissional no espaço europeu.

Nesta terça-feira, a abertura oficial da agenda contou com a presença dos presidentes: eng. civ. Joel Krüger (Confea), Fernando Santos (OEP), o coordenador do CP, Ulisses Filho, e o eng. agr. Francisco Almeida (Mútua). Além do alinhamento sobre protocolos de cooperação e acompanhamento de dados estatísticos acerca dos profissionais registrados, a programação prevê a definição da data da próxima Cimeira, que será no segundo semestre.