Força-tarefa: Crea-PI inicia, nesta terça-feira, fiscalização nos hospitais do Piauí

A partir desta terça-feira (5), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) inicia uma ação fiscalizatória nos hospitais públicos e privados do Piauí. As equipes de fiscalização dos Conselhos de Engenharia e Agronomia (Crea) de todo o Nordeste criaram o “Dia D”, data em que visitarão estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) com o objetivo de combater o exercício ilegal da profissão, em casos de instalação e manutenção de equipamentos, utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares, entre outros.

A força-tarefa contará com a participação dos 9 estados, da região Nordeste, em mobilização sincronizada. No Piauí, o ponto de partida será o hospital São Carlos Barromeo, localizada no bairro Pedra Mole, a partir das 8h30. Os agentes fiscais do Crea-PI fiscalizarão os 140 hospitais em todo o estado.

A iniciativa se deu após determinação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), para que os Conselhos ampliassem a fiscalização nesses empreendimentos que demandam serviços de Engenharia, com objetivo de proteger a sociedade, tendo como principal meta, a inspeção de 100% dos hospitais do país. A instalação e a manutenção dos equipamentos hospitalares devem ser feitas com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de engenheiros devidamente habilitados pelo Crea-PI, para que assim possa haver a garantia da segurança desses serviços.

O presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, ressaltou a importância da força-tarefa para garantir a atuação do profissional legalmente habilitado. “Essa ação tem como objetivo combater as práticas ilegais e garantir mais segurança à sociedade”, afirmou.