Em Paulistana,Crea-PI reúne profissionais para discutir estratégias de desenvolvimento

O município de Paulistana foi o oitavo a receber o Encontro Microrregional Preparatório do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Piauí, na última quinta-feira (04), na Inspetoria da cidade. O evento, que reuniu profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências da região, teve como foco as demandas e propostas dos profissionais de melhorias para a regulamentação das categorias que fazem parte do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Os presentes participaram, inicialmente, de uma palestra sobre a Plataforma BIM, uma importante ferramenta para a Engenharia, ministrada pelo Eng. Civ. Dinart Nunes Júnior. A segunda parte do Encontro serviu para que os profissionais pudessem expor suas dificuldades em suas respectivas áreas e sugestões de como solucionar as questões levantadas, principalmente, no âmbito da mineração, atividade importante para o desenvolvimento da região.

Dentre os temas debatidos, o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, destacou a necessidade de ampliar a fiscalização do Conselho no município. “Foi uma discussão importante, tendo em vista a crescente atividade da Engenharia, da Agronomia e das Geociências na cidade. Além disso, conseguimos, junto aos profissionais, levantar boas propostas para serem discutidas no 10º CEP”, afirmou.

O Diretor-Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância das reuniões para o futuro das categorias do Sistema Confea/Crea e Mútua. “As nossas profissões são as que geram desenvolvimento para nossa região. Iremos levar nossas preocupações para serem votadas no CEP e, se forem aprovadas, têm tudo para serem implementadas pelo Confea”, explicou.

Anfitrião da noite, o Inspetor Chefe de Paulistana, Eng. Agr. Gicélio Arraes, enalteceu a atitude do Crea-PI de levar palestras para inspetoria e incluir os profissionais do interior nos trabalhos do Regional. “Quando chegamos ao mercado, após passar pela academia, nos deparamos com vários obstáculos e temos a Engenharia como um dos pilares para que possamos trazer o desenvolvimento que nossa região precisa”, disse.

Representando a Prefeito Municipal de Paulistana, estiveram presentes no evento os Secretários de Agricultura, Téc. em Agropecuária, Francisco Carvalho, e de Obras, Téc. Seg. Trab. Alex Vila Nova. Para Francisco Carvalho, a união entre Crea-PI e os municípios é fundamental. “A prefeitura é um órgão público e tem que estar andando lado a lado com o Crea-PI, que é uma autarquia de fundamental importância”, completou. Já o Secretário de Obras, Alex Vila Nova, reforçou a necessidade de uma ação conjunta entre a prefeitura e o Conselho. “Temos um projeto de fiscalização conjunta, que em breve será firmado e isso vai facilitar os trabalhos”, completou.

A ação de proximidade para com os profissionais do interior chamou a atenção da Eng. Civ. Ângela Oliveira, que comemorou o Encontro. “É importante promover o contato entre os profissionais da cidade, para tratar das dificuldades que temos. Os eixos temáticos são muito importantes, principalmente, quando se trata dos Recursos Naturais, pois nossa cidade tem um potencial enorme”, finalizou.