Definido prazo para envio de indicações para Homenagem do Mérito 2023

Brasília, 29 de setembro de 2022.

O coordenador do Colégio de Presidentes de Creas (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, Eng.Agr.Ulisses Filho, está participando das Sessões Plenárias Ordinárias do Confea Nª 1.614, 1.615 e 1.616, na sede do Confea, em Brasília. A Sessão Plenária iniciou-se, nesta quarta-feira (28), e termina na sexta-feira (30). O conselheiro federal, Eng.Agr. Francisco Lira, também, está presente na reunião.

A Comissão do Mérito (CME) deu início aos preparativos das honrarias que serão realizadas em 2023. Durante a Sessão Plenária nº 1615, desta quinta-feira (29/9), foi aprovada a data de 11 de março próximo, para que sejam protocoladas no Conselho Federal as indicações de profissionais e instituições a serem homenageados pelo Sistema Confea/Crea, com a Medalha do Mérito, Menção Honrosa e Inscrição no Livro do Mérito, durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

A divulgação antecipada da data está dentro do planejamento da maior e principal homenagem do Sistema, a qual envolve um longo e complexo processo de pesquisa, entrevistas com homenageados, redação, revisão, além de diagramação, produção e distribuição do livro com biografias. Também abrange a confecção de certificados, placas e medalhas e a edição de vídeo com depoimento dos laureados.

Anualmente, o Confea homenageia, durante a Soea, até 24 profissionais e três instituições que de alguma forma contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema. As ações de Láurea ao Mérito foram criadas em 1958. Saiba mais sobre este projeto de memória.

Sessão Plenária nº 1615, na manhã desta quinta-feira (29/9)

Soea e CNP deste ano
Presente à sessão plenária, o presidente do Crea-GO reforçou o convite às lideranças e aos profissionais do Sistema para participarem da 77ª Soea e do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que serão realizados em Goiânia, na próxima semana. “Esta primeira edição presencial após a pandemia irá trazer temas sobre inovação tecnológica e sustentabilidade, palestras com muita informação e especialistas relevantes”, disse o anfitrião eng. civ. Lamartine Moreira, antes de apresentar um vídeo que registra os preparativos e a evolução da montagem dos dois maiores eventos do Conselho Profissional de Engenharia e Agronomia.

Fiscalização
Com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento da fiscalização e das atividades finalísticas, foram aprovados pelo plenário convênios entre Confea e oito Creas para liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema (Prodesu). Desses, dois são termos aditivos. O Confea irá liberar R$ 2,4 milhões para que sejam executados projetos como gestão documental, treinamento e aquisição de veículos e de equipamentos de informática.

Ainda na temática “fiscalização”, foi recepcionada a proposta de revisão e ampliação da cartilha “Engenharia Química – Os profissionais e as suas atribuições”. A nova publicação técnico-informativa versará sobre regulamentação e atribuições legais de todas as 36 profissões abrangidas pela modalidade Química. Os temas formação profissional e normativos para consignação de atribuição também irão compor os capítulos da obra. A expectativa é que o documento atualizado sirva de subsídio técnico e legal, especialmente para as Comissões Regionais de Educação e Atribuição Profissional (Ceaps) na análise de currículo escolar e projeto pedagógico de cursos. Agora o documento seguirá para produção e posterior divulgação.

Agenda
Para cumprir o calendário de encontros técnico-operacionais, foi homologada a programação do 2º Encontro Nacional de Licitações e Contratos do Sistema Confea/Crea e Mútua (Enlic), proposto para 20 e 21 de outubro, em Brasília (DF). Também foi acatada a alteração da data do 4º Encontro Nacional de Atendimento do Sistema Confea/Crea (Enat) de 1º e 2 de dezembro para os dias 7 e 8 do mesmo mês. A mudança do cronograma leva em consideração que a data inicial coincidia com os jogos da Copa do Mundo.

Apoio institucional
Foi aprovada a participação do Confea, por meio de estandes, no evento Feira Orgânica e Cultural, a ser promovida em 18 de novembro, em Aracaju (SE). A participação do Conselho em eventos de interesse nas áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, por meio da locação de estandes, está regulamentada pelas Decisões Plenárias PL-nº 1502/2019 e PL-nº 1553/2019 e tem como objetivo fortalecer a imagem institucional e contribuir para o desenvolvimento do Sistema Confea/Crea.

Nesta tarde, as comissões se reúnem e a sessão plenária retorna amanhã (29/9). Acompanhe ao vivo.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *