Crea-PI lança Simulador de ART

Agora, os profissionais e estudantes piauienses possuem um instrumento importante para o preenchimento correto da Anotação de Responsabilidade Técnica- ART. No dia 08 de novembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) lançou o Simulador da ART, que é um Software Educacional para o Preenchimento da ART,  com a presença de autoridades, conselheiros do Crea-PI, profissionais e estudantes, no auditório da sede do Conselho.

O Simulador da ART é resultado do convênio entre a Universidade Estadual do Piauí- UESPI e o Crea-PI, para a divulgação e a utilização desse software, com fins acadêmicos, e atividades voltadas à capacitação dos profissionais e estudantes de engenharia, agronomia e as geociências.

Na mesa de honra do evento, o presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, frisou a importância desse Simulador de ART. “Desenvolvemos esse simulador, com o objetivo de que os profissionais e estudantes exercitem o preenchimento da ART e, com isso, minimizem as falhas e, consequentemente, a quantidade de multas decorrentes pelos erros na ART. Nesse sentido, nos colocamos à disposição para as instituições de ensino, repartições públicas e privadas para realizarmos esse curso para os profissionais e estudantes”, afirmou.

A diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Uespi, Artemária de Andrade, salientou a importância da parceria com o Crea-PI no desenvolvimento do Simulador da ART. “Atentos à dificuldade no preenchimento da ART e o grande número de erros, a criação desse Simulador contou com a participação do nosso discente, Antônio Rodrigues, acompanhado pelo coordenador do projeto, o Professor Doutor, Constantino Dias Neto, e os alunos do curso de computação da UESPI, que trabalharam para a implantação desse produto. Agradeço a parceria com o Crea-PI e fico imensamente feliz em contribuirmos com melhorias para o Sistema, através de ideias simples que motivam e promovem avanços”, disse.

O momento da abertura contou, também, com a presença do diretor administrativo da Mútua-PI, Hércules Medeiros, da coordenadora do Programa Jovem Engenheiro, Eng.Civ. Luma de Oliveira, do representante da Faculdade Santo Agostinho, o Prof. Gil Júnior.

Apresentação do Simulador de ART

A apresentação do Simulador e o curso de Preenchimento da ART foi ministrada pelo representante do Programa Jovem Engenheiro, Eng.Civ, Lucas Alves. Sobre essa importante ação de capacitação, Lucas Alves relatou que o curso é de grande valia, pois, infelizmente, muitas instituições de ensino não possuem em sua grade uma disciplina voltada para a legislação profissional e a importância da ART. “Portanto, acredito que o curso ajudou os presentes a visualizar como é realizado o preenchimento da ART e, assim, sanar o medo de alguns sobre futuros erros, e o público, também, saiu com importantes informações sobre direitos e deveres dos profissionais que vão fazer parte do Sistema Confea/Crea e Mútua”, declarou.

Sobre o curso, o discente do curso de Engenharia Civil, Guilherme Júnior, da Instituição de Ensino CEUPI, disse que a palestra foi importante para entender o que é a ART, documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica. “Foi uma palestra rica em informações sobre como preencher a ART de forma correta e como não agir de forma ilegal. Então, foi uma noite de muito aprendizado para todos”, finalizou.