Crea-PI e Apiest realizam palestra sobre SST no eSocial

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), em parceria com a Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apiest), realizou, no dia 08 de março, no auditório do Crea-PI, a palestra “SST no eSocial: Prepare sua empresa para essa mudança”, ministrada pelo Eng. Seg.Trab. Rogério Luiz Balbinot.

Na abertura do evento, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, e o presidente da Apiest, Hércules Medeiros, abordaram sobre a importância do Esocial e como essa plataforma on-line contribui com a Segurança do Trabalho. “Essa é mais uma ação que desenvolvemos de qualificação aos nossos profissionais, com um tema importante que impacta o dia a dia dos empreendedores”, disse o presidente Ulisses Filho.

Para o presidente da Apiest, Hércules Medeiros, este é um momento importante na Segurança do Trabalho com a implantação do eSocial. “Essa nova plataforma on-line proporcionou mais visibilidade a nossa área. Agradeço as pessoas que participaram e estão em busca deste conhecimento. Aproveito para reforçar que a Apiest está à disposição de todos”, afirmou.

A palestra contou com a participação da inspetora-chefe da Inspetoria do Crea-PI, de Floriano, Eng.Agr. Francisca Sobreira, do inspetor-chefe da Inspetoria do Crea-PI, de Esperantina, Eng.Civ. Sandro Paz, da coordenadora do Programa Mulher do Crea-PI, Eng.Agr.Teresinha Aguiar, e dos profissionais.

O que é o eSocial?

Esta nova plataforma online unificou a entrega de obrigações da área trabalhista para empresas e busca modernizar vários processos envolvendo obrigações fiscais.

No dia 13 de outubro de 2021, a obrigatoriedade dos eventos de SST do eSocial iniciou-se para as empresas do grupo 1, que são as grandes empresas (faturamento superior a R$ 78 milhões).

A obrigatoriedade dos eventos de SST para as empresas do grupo 2 e 3 iniciou-se no dia 10 de janeiro de 2022. A partir de hoje, empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões não optantes pelo Simples Nacional, junto aos optantes (tanto pessoal física como jurídica, exceto doméstico), incluindo produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos, estão obrigadas a realizarem os envios das informações dos eventos de SST ao eSocial.