Confea encerra 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema

O Confea encerrou na manhã desta quinta (17/2), em Brasília, o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento foi iniciado na última terça (15/2), reunindo mais de mil lideranças de todo o país, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, reunidos na abertura e no inovador espaço Café e Política, marcando ainda a primeira reunião ordinária do ano do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Colégio de Entidades Regionais (Cder), das coordenadorias de câmaras especializadas e da Comissão Nacional das Comissões de Ética (CNCE), sendo eleitos seus novos coordenadores, que passaram por um treinamento inédito. Paralelamente, a programação dedicou um painel ao Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, reuniu o Comitê Gestor do Programa no Confea aos 27 comitês regionais e promoveu o lançamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

A cerimônia teve em seu dispositivo de honra o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; o presidente do Crea-PI e novo coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho, a deputada federal Margarete Coelho, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida; e outros representantes do Sistema Confea/ Crea e Mútua.

Na ocasião, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, recebeu das mãos do presidente do Confea o certificado pelo trabalho desempenhado como coordenador adjunto em 2021 e tomou posse como novo coordenador nacional do Colégio de Presidentes dos Creas (CP).

Na cerimônia de encerramento, o presidente do Confea entregou o certificado ao conselheiro do Crea-PI, Eng. Seg. Trab. Andrei Costa, pelo trabalho exercido como coordenador nacional da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho em 2021.

Em sua fala, a deputada Margarete Coelho, engenheira e ex-vice-governadora do Estado do Piauí, parabenizou o evento que discutiu, durante os três dias, as demandas dos profissionais da Engenharia, Agronomia e as Geociências. “O Encontro de Lideres é importantíssimo, para avaliar o trabalho realizado e projetar as próximas pautas. Quais são os pontos fortes, mas, também, o que precisa avançar nas discussões. Um ponto muito positivo é o Sistema Confea/Crea e Mútua assumir essa política de equidade de gênero, em uma profissão que é vista tradicionalmente como masculina. Então, é muito importante que reconheçamos a participação da mulher na Engenharia”, disse, ressaltando que a sociedade é feita igualitariamente por homens e mulheres, inclusive nos ambientes de poder.

Integrante da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a deputada se comprometeu ainda a buscar a aprovação do projeto de lei 1024/2020 que altera a Lei 5.194/1966, em favor da federalização do plenário do Confea. Isso trará um grande ganho. “Cada estado pode dar essa contribuição. O rodízio pereniza, muitas vezes, temas de interesse das grandes regiões que terminam se impondo”, disse, elogiando também os que concluíram seus mandatos e suas famílias. “Sei o quanto isso exige das famílias”.

Joel destacou que o evento promoveu um diálogo “altamente interessante” com autoridades dos três Poderes, “o que nos deixou felizes porque conseguimos trabalhar temas de interesse do desenvolvimento nacional, o que é importante para um sistema que representa a inovação em nosso país”.  Destacou a programação do Café com Política, as reuniões colegiadas que elegeram os coordenadores e o lançamento da 77ª Soea. “Será uma excelente Semana da Engenharia com o Congresso Técnico-Científico (Contecc) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), no mês de outubro, de forma híbrida, com a expectativa de três mil presencialmente, se tivermos as condições sanitárias”. disse.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea