Comissão do Crea-PI participa de Seminário Eleitoral Federal 2020

Durante os dias 2 e 3 de março (segunda e terça-feira), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Piauí (Crea-PI) esteve representado no Seminário Eleitoral Federal 2020, realizado em Brasília,pelos representantes da Comissão do Crea-PI formada pelo coordenador da Comissão Eleitoral Regional, Moacyr Gayoso, o coordenador adjunto Leno Portela,  pelo assessor jurídico do Crea-PI, Gabriel Pierot e pelo assessor técnico deste Regional, Josevaldo Nascimento.

O evento, reuniu cerca de 120 coordenadores, coordenadores adjuntos e assistentes das Comissões Eleitorais Regionais. Na ocasião, os responsáveis pelo processo eleitoral nos Estados puderam conhecer melhor algumas orientações da Comissão Eleitoral Federal (CEF) para a garantia do bom andamento das eleições, que ocorrem do dia 3 de junho.

O coordenador Moacyr Gayoso afirmou que o Seminário foi de extrema importância para sanar as dúvidas sobre o processo eleitoral do Sistema Confea/ Crea e Mútua. “Durante os dois dias de evento os nossos questionamentos foram sobre os procedimentos que utilizaremos durante o processo eleitoral, dando transparência e seriedade  ao processo”, afirmou.

As Eleições são regulamentadas pelas resoluções 1114 e 1117 – que podem ser encontradas no endereço http://normativos.confea.org.br/ementas/lista_ementas.asp – e que, respectivamente, tratam das eleições de presidentes do Confea e dos Creas e conselheiros federais e dos diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Candidatos e eleitores
Os registros de candidatura aos demais cargos podem ser feitos de de 03 a 06 de março. “Se a o candidato deixar de entregar algum documento obrigatório para o registro, o regulamento permite que seja apresentado até o dia 13 de março”, destacou João Carvalho.

Quem pode votar dia 03 de junho: os profissionais quites com todas as taxas e emolumentos relativos à sua atuação profissional e com registro junto aos Creas.