Colégio de Presidentes de Crea’s se reúne em Manaus

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho,participa, nos dias 17 a 19, da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema que está sendo organizado pelo Crea-AM. A reunião, que reúne 27 representantes de entidades do país, debateu e aprovou pautas relevantes para os profissionais de engenharia e agronomia.

Na programação do Colégio, houve a discussão sobre a revogação de algumas resoluções, a criação de grupos de trabalho,além da alteração da Resolução 1004, que aprova a condução de processo ético disciplinar. Além disso, será proposta a criação do Diário Oficial do Confea/Creas e de eventos nacionais específicos para a fiscalização, durante as Semanas Oficiais de Engenharia(Soea).

Mudanças

Outro proposta aprovada neste primeiro dia de encontro foram as alterações das Resoluções 1075/2016. O Fórum de Presidentes da Região Sul propôs a retirada da vedação de participação em Editais de Chamamento Público as Entidades de Classe que tenha como dirigentes Conselheiros dos Creas. Agora, também serão incluídas atividades junto aos acadêmicos como objetivos específicos da Resolução 1075/2016-Confea permitindo que haja propostas específicas e exclusivas para se atingir acadêmicos. O Fórum propôs e aprovou a inclusão de atividade específica de gestão e fortalecimento das Entidades de Classe de Profissionais de Empresas Registradas no Sistema com objetivos específicos da Resolução.

As propostas aprovadas no Colegiado serão deliberadas pelas comissões permanentes do CONFEA e após, serão apreciadas  pelo Plenário do mesmo.

Acessibilidade
A eng. civil Célia Neto Pereira da Rocha, integrante da Comissão Temática de Acessibilidade do Confea, apresentou a Cartilha da Acessibilidade e defendeu a preparação dos fiscais para a observação da inclusão de normas que facilitem a circulação, em obras e/ou empreendimentos, de pessoas com dificuldade de locomoção.

*Equipe de Comunicação do Crea-AM