Agentes fiscais do Crea-PI participam de treinamento

O Crea-PI promoveu, nos dias 15 e 16 de outubro, o treinamento para os agentes fiscais deste Regional. A ação teve como finalidade normatizar os aspectos de trabalho visando uma fiscalização mais educativa, apresentação do novo aplicativo do Crea-PI, e treinamento com o Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Geologia, Mecânica e Metalúrgica – CEEEGMM, o Eng. Mec. Flávio Luz.

O treinamento contou com a presença dos 13 fiscais deste Conselho, do Chefe da Fiscalização, Fábio Peixoto e do Gerente da Fiscalização, César Tavares. Os fiscais destacaram a importância da realização de treinamentos para a troca de experiências, identificação de problemas e soluções que podem ser comuns. “ O treinamento foi oportuno pois esses novos conhecimentos de trabalho irão ocasionar um melhor desempenho na fiscalização”, diz o fiscal da sede do Crea-PI, Paulo de Sousa.

O Presidente Ulisses Filho esteve presente na abertura do treinamento e frisou que a finalidade do encontro foi padronizar os procedimentos de fiscalização do Crea-PI, analisar os novos mecanismos implementados, e principalmente, “verificar algumas áreas que não estão sendo fiscalizados, redefinindo algumas ações de melhorias”, declarou.

Para o Chefe da Fiscalização, Fábio Peixoto, a meta da fiscalização será simplificar as rotinas de trabalho, ter um trabalho mais transparente e aprimorar a qualidade dos processos “uma vez que todos estas medidas beneficiam não só o Crea-PI, mas também a sociedade que inevitavelmente usufrui da mão de obra dosprofissionais”, afirmou.

Quanto ao Relatório de Fiscalização, Fábio Peixoto ressalta que é uma mudança na metodologia, passando a uma abordagem preventiva e menos punitiva  “permitindo que o profissional ou leigo regularize sua obra sem a aplicação da penalidade no prazo estabelecido. Concomitantemente, é oportuno ao Departamento de Fiscalização nesse período coletar outras informações referentes aos autos.”

Opinião ratificada pelo fiscal da inspetoria do Crea-PI em Parnaíba, Francisco das Chagas Mesquita, “foi importante esse compartilhamento de informações para aprimorar as mudanças no ato de fiscalizar, pois almejávamos uma fiscalização preventiva e o Presidente Ulisses Filho abraçou a ideia”, afirmou.

Experiências na área da Engenharia Mecânica

No segundo dia de treinamento, ocorrido na última terça-feira (16),o Coordenador da CEEEGMM, o Eng. Mec. Flávio Luz, abordou na sua palestra a fiscalização de atividades profissionais relacionada à NR 13, que se trata das caldeiras e vasos de pressão.

Em relação aos conhecimentos repassados para a atuação dos fiscais, o Eng. Mec. Flávio Luz, destaca “explanei sobre os equipamentos para que possam reconhecê-los e cobrarem, de acordo com a legislação, das empresas a regularização e o profissional responsável”, afirma.

Para Fábio Peixoto, o treinamento com o Eng. Mec. Flávio Luz foi relevante na aproximação entre os conselheiros e fiscais para a convergência de entendimento na fiscalização do exercício e atividades das profissões.