Café & Política: Crea-PI participa de evento que reuniu parlamentares sobre a agenda legislativa do Sistema

O segundo dia de programação do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua teve um momento inovador: o Café & Política. O evento recebeu parlamentares de todas as matizes políticas, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), a fim de discutir a agenda legislativa prioritária para a Engenharia em 2022.

Na edição de 2022, o diálogo com parlamentares, que sempre foi destaque na programação dos Encontros de Líderes do Sistema, teve uma inovação: os deputados e senadores, habituados a receber os profissionais em seus gabinetes, desta vez, foram ao encontro destes. Além de colocar os gabinetes à disposição, se comprometeram a defender os projetos contidos na Agenda Legislativa.

A convite do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), a deputada federal, Marina Santos, participou do evento e compôs a mesa diretiva ao lado do presidente do Confea, Joel Krüger, o presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes (CP), Ulisses Filho, parlamentares e lideranças do Sistema.

A deputada federal parabenizou a iniciativa do Confea e do Crea-PI em promover o Café & Política. “Agradeço a lembrança do meu nome para este importante evento, que demonstra o interesse dessa classe de profissionais e que estão dispostos a debaterem assuntos e encontrarem ações junto ao Poder Legislativo. Fiquei muito honrada pelo convite e aproveito para firmar meu compromisso com as pautas referente à Engenharia, Agronomia e Geociências, na Câmara dos Deputados, pois são matérias que, sem dúvida, são de tamanha importância para o crescimento e desenvolvimento do nosso país”, afirmou.

O presidente Ulisses Filho agradeceu a presença da deputada federal ao evento. “Agradeço a disponibilidade da deputada Marina Santos neste importante evento, que tem como propósito fortalecer a articulação política,  entre os parlamentares e o Conselho, e discutir a agenda parlamentar de 2022”, disse.

Ao encerrar o Café e Política, o eng. civ. Joel Krüger, que preside o Confea, creditou o sucesso do evento “ao trabalho coletivo” desenvolvido pelos integrantes da Assessoria Parlamentar (Apar), equipes regionais, conselheiros federais e presidentes de Creas que levaram deputados e senadores ao 11º encontro de lideranças nacionais da área tecnológica brasileira: “Nossa bandeira não é partidária, nossa bandeira é a da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Temos que dialogar com todos”, afirmou ao destacar a importância dada pelos parlamentares à Agenda Legislativa entregue a eles.

Publicação editada pelo Confea, a Agenda contém anteprojetos, projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso e que podem alavancar contratações, gerando emprego e renda para engenheiros e agrônomos, como o PL 6014/2013, que dispõe sobre a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite), e o PL 31/2014, que estabelece a Política Nacional de Manutenção Predial, e ainda o PL 658/2021, que dispõe sobre a produção de bioinsumos e produção on farm.

“Nossa ideia é dinamizar o diálogo entre os parlamentares e os líderes profissionais, gerando ainda mais qualidade à discussão sobre a pauta que tramita Congresso”, disse Krüger.