BIM, Simples Nacional: veja os destaques do Colégio de Presidentes

Encerrou na sexta-feira a 2ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, fórum que reúne os dirigentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de todo o país. Foram três dias de intenso trabalho, coordenado pelo presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho, e hospedado pelo presidente do Crea-RR, eng. civ. Neovânio Soares Lima.

O coordenador do CP e presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, avaliou como positiva a segunda reunião, em Boa Vista. “Superamos a pauta com tranquilidade. Discutimos assuntos importantes para o Sistema Confea/ Crea como a criação de uma Comissão Temática, a fim de difundir o BIM entre os profissionais. Trabalharemos para viabilizar a aprovação das propostas no Plenário do Confea”, afirmou.

A reunião contou com a presença do conselheiro federal, eng.agr. Francisco Lira, que no terceiro dia de CP estava representando o presidente do Confea na mesa diretiva.

Abaixo, confira alguns dos destaques da semana:

Valores da ART

Entre os últimos itens da semana, o CP aprovou uma moção de apoio a proposta do Crea Sul que pede o retorno de dois parágrafos do artigo 2º da Resolução nº 1.067/2015. “Esses parágrafos vinculavam o valor da ART ao valor do custo da obra ou serviço. Esses dispositivos foram suprimidos e não podemos mais fazer a vinculação’, disse o presidente do Crea-PR, eng.civ. Ricardo Rocha.

Comissão temática BIM

Os presidentes dos Creas do Paraná, de Sergipe e de Tocantins – respectivamente eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira, eng. civ. Jorge Roberto Silveira e eng. civ. Daniel Iglesias de Carvalho – são os indicados do CP para comporem a comissão temática sobre BIM (Modelo da Informação da Construção), que, se aprovada no Plenário Federal, dará suporte técnico ao Grupo de Trabalho Técnico Operacional que acompanha o Termo de Acordo Técnico entre Confea e BIM Fórum Brasil. O Acordo Técnico visa à formulação de programas e políticas públicas de evolução do BIM no Brasil.
“Precisamos trazer a discussão do BIM para o Crea, é uma mudança que está acontecendo na engenharia mundial, é inevitável”, opinou o presidente do Crea-PI, eng. agr. Raimundo Ulisses Filho, que coordena o colegiado.

A presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, demonstrou preocupação. “Nem todos os profissionais estão preparados para usar a ferramenta BIM. No Rio Grande do Norte já começamos a fazer capacitação. Se a gente fomentar o uso sem capacitar, formaremos um cartel dos profissionais preparados e vamos tirar um monte do mercado”, disse a engenheira.

Na ocasião, o integrante da equipe de Assessoria Parlamentar do Confea, José Maria Soares, apresentou peças de campanha da pesquisa sobre digitalização nas engenharias no âmbito da indústria da construção. “Cada Crea já recebeu material para disparar na sua rede social. Queremos criar um diagnóstico desse processo todo. É uma pesquisa inédita, de âmbito nacional”, colocou.

Simples Nacional

Na manhã de sexta-feira, 1º/4, os presidentes de Creas aprovaram proposta que solicita ao Confea envidar esforços – junto à Receita Federal e ao Congresso Nacional – para que as atividades de engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia, testes, suporte e análises técnicas e tecnológicas, pesquisa, desenho e agronomia e perícia e avaliação constantes do anexo V da Lei Complementar nº 123/06, sejam enquadradas no anexo III do Simples Nacional.

“Esse reenquadramento vai fazer com que haja significativa redução dos tributos que os engenheiros pagam. Quando se enquadram no Simples, as empresas de engenharia não estão tendo o mesmo tratamento fiscal que empresas de arquitetura, por exemplo”, disse o conselheiro e diretor do Crea-PR eng. eletric. Brazil Alvim.

Boa Vista

Prefeito da capital roraimense, Arthur Henrique Brandão Machado

O prefeito da capital roraimense, Arthur Henrique Brandão Machado, participou do CP na tarde do segundo dia de reunião, momento em que recebeu diversos elogios por parte dos presidentes de Creas, a maioria dos quais conhecia Boa Vista pela primeira vez. Na ocasião, apresentou um vídeo sobre a cidade e fez um balanço dos últimos anos de gestão da capital, enfatizando o planejamento. “Nos preocupamos muito com o crescimento ordenado da cidade. Desde 2013, temos leis que garantem o crescimento ordenado, novos loteamentos têm que obedecer a regras, por exemplo”.

Complementando a fala do prefeito, o presidente do Crea-RR, eng. civ. Neovânio Soares Lima, explicou o orgulho de realizar o CP em Boa Vista. “Nossa capital evoluiu muito nos últimos anos. Temos o sentimento de que Boa Vista tem papel imprescindível na engenharia nacional”, afirmou.

O Colegiado se reúne novamente em Gramado (RS), no mês de junho.

Beatriz Leal -Equipe de Comunicação do Confea e Jescika Araújo – Assessora de Comunicação do Crea-PI
Marck Castro e Renata Carvalho