4º CP-Maranhão: Presidente Ulisses Filho conduz reunião que reúne lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua

O presidente do CREA-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, está conduzindo a 4° Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP), que acontece em São Luís (MA), nos dias 3 a 5 de agosto.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentação  do diretor-presidente da Mútua, Eng.Agr. Francisco de Almeida, sobre os novos Planos de Saúde para os engenheiros associados da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. “Depois de um ano de pesquisa e estudos escolhemos a Seguro Unimed por ser 40% mais barato que as demais operadoras e oferecer diversos benefícios. A partir de outubro inicia os credenciamentos regionais”, disse Francisco.

No decorrer da programação, os presidentes dos Creas apresentaram propostas, projetos e relatórios de ações realizadas por cada Conselho. As lideranças também trouxeram para pauta assuntos relevantes para a Engenharia, a exemplo da nova Lei de Licitações; as alterações da Resolução 1.008 que trata da fiscalização e eleições do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Entre as propostas aprovadas estão à elaboração de uma Carta para o Desenvolvimento Nacional, por meio da Engenharia, Agronomia e Geociências a ser entregue aos candidatos a presidente, governador e senador. O objetivo da ação é colocar a Engenharia na pauta da política nacional. A Carta será discutida e apreciada pelo CP nessa sexta-feira.

Também foi aprovada a proposta de uma ação legislativa com o objetivo de coibir a utilização da denominação Engenharia Social vinculada ao contexto cibernético. “O termo Engenharia social é usado de forma inadequada como sendo uma técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores ou abrir links para sites infectados. Ficou decidido que a proposta apresentada pelos Creas Centro-Oeste vai subsidiar uma proposta já aprovada anteriormente no CP e que está em tramitação administrativa no Conselho Federal”, explica Ulisses Filho.

Para o Coordenador do CP, o primeiro dia da reunião foi bastante produtivo. “Todos os assuntos previstos em pauta foram discutidos, ou seja, a pauta foi devidamente cumprida. Avançamos nos debates  e propostas”, afirma Ulisses. A programação da 4ª Reunião do CP segue nesta quinta-feira. Pela manhã, a programação será aberta com palestra sobre “Cadeia de Biogás e Biometano”.