Seminários regionais para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba estão sendo realizados no Piauí. Confira a agenda!

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba( CBH-Parnaíba) e a Agência Nacional de Água (ANA) convidam todos os gestores públicos municipais, a sociedade civil organizada e todos os usuários de água, desta imensa região hidrográfica do Nordeste do Brasil, junto aos respectivos representantes legais, tais como Sindicatos Rurais, Associações Rurais, dentre outros envolvidos direto e indiretamente com o meio ambiente e os recursos hídricos, para participarem do Seminário Regional, em Teresina, no dia 31 de agosto, no auditório da APPM, evento este que antecede a Plenária Geral, que acontecerá no dia 06 de outubro, em Teresina, referente às Eleições da Diretoria Executiva do CBH-Parnaíba e a definição das instituições que irão compor o quadro representativo de cada segmento dentro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Para isso, o CBH-Parnaíba, com o apoio da ANA, iniciou, a partir do dia 22 de agosto, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os Seminários Preparatórios Regionais, que acontecem até o dia 31 de agosto, com o intuito de sensibilizar, informar e envolver os gestores públicos, usuários e a sociedade civil no processo de consolidação do CBH-Parnaíba. Ao todo são 14 Seminários Regionais que serão realizados nos seguintes municípios: 03 no estado do Maranhão, 01 no estado do Ceará e 10 no estado do Piauí. Hoje, foram realizadas duas reuniões nos municípios de Valença do Piauí e São Bernardo (MA).

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) participa efetivamente do processo, desde o ano de 2012, do grupo de apoio que compõe a Diretoria Provisória do CBH-Parnaíba, através da participação do representante deste Conselho Regional, o Eng. Agr. Gilberval Vieira, que ressalta a importância da participação dos gestores públicos, das organizações sociais e dos usuários dos recursos hídricos, a fim de que possa ser discutida a gestão de água, de forma democrática e participativa, para a instalação do Comitê. “Durante todos estes dias, serão realizados Seminários, que darão continuidade ao trabalho deste projeto, para implantação do CBH-Parnaíba. Na oportunidade, aproveito para convidar e sensibilizar todos a se fazerem presentes nos eventos locais. Vamos dar as mãos em prol da gestão integrada e participativa do CBH-Parnaíba”, disse

Presidente Interino do CBH Parnaíba, Avelar Damsceno (esq) e o agente técnico de Mobilização Social, en.agr. Gilberval Vieira (dir), ao lado do presidente do Crea-PI, Ulisses Filho (centro)

As inscrições para participação nos seminários devem ser feitas previamente no site do CBH: www.cbhparnaiba.com.br/agenda

Confira o calendário dos Seminários