Profissionais de Picos participam de Encontro Microrregional para o 10º CEP

 

Profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências da região de Picos participaram, na noite de terça-feira (02), do sétimo Encontro Microrregional Preparatório do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), do Crea-PI. O evento, realizado no auditório da Inspetoria de Picos, teve  muitas propostas apresentadas pelos profissionais.

Os presentes participaram de uma palestra sobre a plataforma BIM, um processo baseado em um modelo inteligente para planejamento, projeto e gestão de construções e infraestrutura, que permite a visualização de um projeto em escala real – 3D – possibilitando a simulação da construção do princípio ao fim, antecipando fases e evitando erros, ministrada pelo eng. civ. Dinart Nunes de Sousa Júnior. Em seguida, os profissionais puderam apresentar suas propostas, baseados naquilo que consideram importantes para as categorias que fazem parte do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Para o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, foi importante reunir os profissionais e ouvir suas demandas. “A palestra sobre a Plataforma BIM deu oportunidade para os colegas tirarem suas dúvidas sobre essa nova tecnologia. Acredito que demos um passo muito importante no intuito de apontar os rumos que o Crea-PI seguirá nos próximos anos”, completou.

Para o Diretor-Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, o momento é propício para levantar as demandas dos profissionais. “A nossa chance de debater os problemas é agora. Vamos levar todas essas propostas para o CEP, eleger delegados para nos representarem no Congresso Nacional. Torcemos para que as melhorias discutidas sejam implantadas e funcionem em prol do Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse.

 

O Inspetor-Chefe de Picos, Eng. Civ. Francisco das Chagas de Sousa, avaliou como positivo o Encontro e afirmou acreditar que melhorias serão realizadas pelos profissionais presentes. “Tivemos uma participação maciça da comunidade picoense, representadas pela AEAMP e ASPENP. Houve uma participação na interlocução com os organizadores, com propostas para serem discutidas no CEP. Esse Encontro veio para consolidar o interesse dos profissionais da região de Picos na melhoria da prestação de serviço do Sistema ”, declarou.

 

 

O Conselheiro Antônio Moura Fé aproveitou a oportunidade para agradecer a presença dos representantes das entidades de classe. “O  Encontro foi muito proveitoso para todos e ressalto aqui que temos parceiros, como a AEAMP e ASPENP que estão sempre juntos buscando melhorias. Permanecemos dessa mesma forma”, declarou. Opinião ratificada pelo Presidente da ASPENP, Edêniton Nunes. “Encontro muito produtivo, pois tivemos muitas propostas importantes e atuais e pretendemos que as propostas saiam daqui e sejam levadas para os Congressos Estadual e Nacional”, reiterou.

Presidente da AEAMP, Alan Michel, frisou a importância da realização do evento para os profissionais da região apresentarem suas propostas. “Nós da Agronomia ficamos satisfeitos,  pois trouxemos colaborações para que pudéssemos efetivamente ajudar no CEP. Abordamos sobre a questão dos Cartórios, a importância do profissional habilitado nos empreendimentos agrícolas e também das políticas públicas voltadas para o pequeno produtor”, explicou.

O professor do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) no campus Professor Barros Araújo, localizado em Picos, Renato Rocha, destacou a oportunidade de discutir as condições de trabalho da categoria. ” É importante ouvir de quem está em campo quais são seus anseios, para facilitar no momento de atender à essas necessidades. Tive a oportunidade de expor o meu incômodo quanto aos cursos EAD, para profissionais que precisam muito da parte prática. Não condiz com a realidade do futuro profissional”, afirmou.

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor-Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho e o Diretor Financeiro, Francisco de Assis Carvalho; o Inspetor-Secretário,Eng Agr. Alexandre Magno Júnior e o Inspetor-Tesoureiro,Téc. em Agropecuária Edivá Barroso; os Coordenadores do CEP, Eng. Civ. Pablo Santana, Eng. Civ. Laílson Ancelmo e o Eng. Agr. José Sales; os Conselheiros do Crea-PI, Antônio Moura Fé e Raimundo Santos; o Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos (AEAMP), Alan Michel e o Presidente da Associação Profissional dos Engenheiros de Picos (Aspenp), Edêniton Nunes.

 

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *