Presidente Ulisses Filho participa da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes

O presidente do Crea-PI e coordenador adjunto do Colégio de Presidentes (CP), do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, está participando, de 1 a 3 de setembro, em Fortaleza (CE), da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes. O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Confea, composto pelos presidentes do Confea e dos Creas e pelo diretor-presidente da Mútua, que tem por objetivo buscar a unidade de ação entre essas instituições.
Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho.

No primeiro dia de CP,
o presidente do Federal, eng. civ. Joel Krüger, enfatizou os resultados da atuação parlamentar do Sistema Confea/Crea e Mútua. Celebrou a retirada, pela Presidência da República, da Proposta de Emenda à Constituição 108/2019 da pauta do Congresso Nacional; e a aprovação da Medida Provisória da Desburocratização (MP 1040/2021) com as demandas da Engenharia atendidas. Outro tema que será pautado neste CP são as anuidades progressivas para o recém-formado. A proposta, que foi sugerida pelo presidente Ulisses Filho,  é de desconto decrescente por 5 anos a começar, com o desconto no primeiro ano de 90% até 20% no quinto ano de formado.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Sobre a atuação parlamentar do Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente do Confea declarou que  “Foi a maior mobilização que tivemos até hoje no Congresso Nacional e teve um efeito fulminante. O próprio governo se assustou com a mobilização e nos chamou para negociar. Eles sentiram o impacto. No Senado, tivemos 20, 30 emendas atendendo nossas demandas, não foram poucas. E isso é raro. Foi muito bonito”, pontuou Krüger, ao agradecer a atuação de todos os agentes do Sistema Confea/Crea e Mútua que mantiveram audiências com líderes de suas bancadas, entre outras ações de mobilização. “Foi uma vitória maravilhosa e só ganhamos porque nos mobilizamos”.

Anfitrião da reunião, eng. civ. Emanuel Mota, presidente do Crea-CE

Entre as propostas que estão em pauta no Congresso Nacional pelas quais o Confea se posiciona a favor, Krüger ressaltou o Marco Regulatório da Geração Distribuída e a regulamentação da inspeção predial. “Ambos os textos têm alto impacto na economia e na Engenharia, estamos trabalhando fortemente por sua aprovação”. Antes de passar a palavra, Krüger rememorou a última vez que o colegiado esteve reunido, em Cuiabá, no início de julho, quando foram feitas diversas videochamadas com senadores da República. “Com tantos assuntos para cuidar, esses parlamentares tiraram um tempo para se sentar à mesa conosco. Isso ilustra a força do nosso sistema profissional”, considerou.

Mesa diretiva

Programa Mulher e Mútua

Ainda pela manhã, os presidentes dos Creas do Amapá, eng. civ. Edson Kuwahara, do Distrito Federal, eng. civ. Fátima Có, e do Rio Grande do Norte, eng. civ. Ana Adalgisa Paulino, receberam certificado alusivo à implantação do Programa Mulher no Crea. “Com isso, o Programa está implantado nos 27 Creas”, celebrou Krüger.

Diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco de Almeida

Também foi nesta manhã a primeira participação do eng. agr. Francisco de Almeida como diretor-presidente da Mútua. “A Caixa de Assistência não é banco. Nosso objetivo é acolher. A Caixa é um órgão de conhecimento, de pecúlio de fornecimento de benefícios. Vamos trabalhar nesse sentido”, pontuou Almeida, que tomou posse do novo cargo no último dia 24. Até ano passado, Almeida integrava o CP na condição de presidente do Crea-GO.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea