Presidente do Crea-PI prestigia sessão solene em homenagem ao Dia do Engenheiro Agrônomo

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí( Crea-PI), Ulisses Filho, participou na manhã desta quinta-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa, da sessão solene especial em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, que transcorre no próximo sábado (12). Presidida pelo deputado Themístocles Filho, a sessão foi proposta pelo deputado Francisco Limma e contou com as presenças do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Ayres, que representou o governador Wellington Dias; o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí, Florentino Filho, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí(Aeapi), Francisco Lira, o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes Alcoforado;o ex-governador Guilherme Melo e outros representantes de órgão públicos.

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, agradeceu o deputado Limma pela iniciativa de homenagear os mais de dois mil engenheiros agrônomos piauienses, uma forma de ressaltar o papel da categoria na produção dos alimentos. “Se não fosse a ação do engenheiro agrônomo teríamos dificuldades na segurança alimentar. Deve-se valorizar mais esses profissionais e fico muito feliz em ver que essa Casa respeita a contribuição que essa categoria proporciona para a sociedade”, declarou.

O deputado Francisco Limma, autor da proposta da homenagem, destacou a importância do engenheiro agrônomo na produção de alimentos para a população. “O nosso papel de agrônomo não é apenas olhar para a produtividade no seu ponto econômico e produtivo, mas também na sustentabilidade. É pensar nas pessoas, em quem se beneficia e quem se prejudica nos modelos implantados a cada dia”, disse Lima.

Já o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos, Francisco Lira, em sua fala relatou a história da agronomia no Piauí que começou em 1871, quando chegou a Teresina o agrônomo Francisco Parente, vindo da França, onde fez a sua graduação. Filho de uma família pobre de Barras, ele conseguiu ajuda de pessoas influentes para custear os estudos e transformar depois a realidade do setor no Piauí.

CONFIRA ALGUMAS  FOTOS

Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho e o presidente da Embrapa Meio Norte, Luis Fernando Leite.

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, juntamente com o secretário da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires