Pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica desenvolvem projeto para auxiliar no tratamento de pessoas infectadas pela Covid-19

Neste momento delicado que acomete o país e o mundo inteiro, um grupo de pesquisadores brilhantes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do CEUPI, orientados pelo Prof. Dr. Caio Damasceno, são idealizadores de um projeto que possibilitará adaptações em ventiladores mecânicos para potencializar assistência a pacientes com Covid-19.

Projeto do curso de Engenharia Elétrica permitirá adaptações em ventiladores mecânicos

A Equipe Pulmonar, como são chamados, conta com sessenta pessoas, empenhados para desenvolver uma adaptação que servirá para compartilhar ventiladores mecânicos para até quatro pacientes. “Temos mais de sessenta pessoas, incluindo pessoal da UNICAMP, UFPE, UFMG e diversos lugares. No início das atividades, tivemos algumas ideias e a que prevaleceu foi essa de fazer uma adaptação do ventilador mecânico. Estamos em fase de teste com pulmões testes e estamos obtendo excelentes resultados”, compartilha o Prof. Caio.

Caio Damasceno explica que, um ventilador mecânico, equipamento essencial no tratamento de pacientes graves com Covid-19, por conta de problemas respiratórios, pode ser utilizado em até quatro pacientes. “ A pressão, o volume e a PEEP (Pressão Expiratória Final Positiva) são controlados individualmente.  Se algum desses parâmetros fugir do padrão, para aquele grupo ou paciente individualmente, tocará um alarme sonoro e acenderá um led indicando o paciente que não está nos padrões para que a equipe de saúde faça a intervenção”, explica.

O projeto passará por duas etapas importantes. “Primeiro vem a questão técnica e depois a médica. Funcionando toda essa etapa da fase técnica, vamos pedir autorização ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), para realizar os testes com pacientes”, informa o orientador.

Ele ainda reforça que é essencial garantir que todos os equipamentos sejam montados com qualidade. “Apesar de ser de fácil montagem, queremos assegurar a qualidade dessa montagem para não ter problemas. Será totalmente gratuita a disponibilização de todo o projeto”, finaliza o professor.