Nota de repúdio à Resolução 101/2020 do CFT

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) manifesta repúdio à Resolução 101/2020 do Conselho Federal de Técnicos (CFT). A referida norma amplia de forma indevida e irresponsável as atribuições de técnicos de nível médio, extrapolando o campo de atuação para as competências próprias dos Engenheiros Mecânicos.

Em defesa dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e da sociedade, esclarecemos que os Engenheiros Mecânicos executam e supervisionam serviços de maior complexidade, com base na construção de conhecimentos ao longo de cinco anos de graduação em nível superior, com 3.600 (três mil e seiscentas) horas, enquanto um curso técnico, de nível médio, tem apenas dois anos e 1.320 (mil trezentos e vinte) horas de carga-horária.

O Crea-PI reafirma o compromisso com a proteção à vida e a segurança, através das atividades executadas por profissionais com a formação adequada, com o devido respeito às atribuições restritas aos graduados superior.

As providências jurídicas e administrativas estão sendo adotadas, alinhado com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Regionais de todo o país. Seguimos firmes, em defesa dos profissionais da Engenharia Mecânica e da sociedade.

Confira o ofício direcionado ao Confea.