Gestoras de atendimento do Crea-PI participam do 1º Encontro Nacional do Confea

Durante os dias 3 e 4 de dezembro, aconteceu o 1º Encontro Nacional dos Gestores de Atendimento ao Público (Engap), no Hotel Planalto Bittar, em Brasília (DF). O Crea-PI foi representando pela gerente de Atendimento, Milena de Araújo e  pela gestora do atendimento, Maxwellma Santos. A utilização do WhatsApp Business para atendimento,  as vantagens do atendimento e requerimento online, ART Nacional, procedimentos de atendimento ao público, Tecnologia x Atendimento Humano foram algumas das pautas explanadas durante o evento.

Na abertura, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, compartilhou com os participantes seu entendimento de que a principal interface com o público é feito pelos Creas e passa obrigatoriamente pelos atendentes. “Essa padronização de atendimento, exigida inclusive pelos órgãos de controle, é fundamental. E vamos construir juntos com a experiência que cada um de vocês traz para esse evento. Teremos a parte presencial e eletrônica”, explicou Krüger. Antes de encerrar seu discurso, o presidente pediu para que os participantes pensem no tema para o próximo Engap, anunciando que esse é o primeiro de outros encontros que acontecerão.

Acerca de inovação e criatividade, a psicóloga da Gerência de Planejamento e Gestão (GPG) do Confea, Mariana Oliveira dos Santos, pontuou os motivos pelos quais os serviços prestados pelos Creas precisam ser reinventados para melhor servir ao público. “Precisamos pensar em como inovar o atendimento levando em conta questões como sofisticação dos padrões de consumo e diversificação do processo produtivo”.

Expansão e velocidade do acesso à informação, destaque aos empreendimentos em rede, flexibilização dos modos de organização do trabalho e ênfase em serviços são outras causas para intensificar o foco em atendimento. “Os clientes estão mais exigentes e eles buscam cada vez mais experiência”, completou a palestrante, acentuando que os serviços precisam ter valor agregado, com base na criatividade.

Mariana Oliveira dos Santos, analista da Gerência de Planejamento e Gestão do Confea

Balanço
Ao encerrar a agenda, o assessor do Gabinete do Confea, eng. amb. Renato Muzzolon Jr., agradeceu a participação dos gestores dos Conselhos Regionais e adiantou detalhes dos preparativos da edição de 2020. “Percebi que vocês gostaram, mas ainda assim vamos trabalhar para melhorar a programação do próximo ano, que terá cinco encontros por videoconferência. Vamos melhorar o atendimento dos Creas e que este seja nosso projeto de instituição!”, incentivou Muzzolon Jr.

Para a gerente de Atendimento, Milena Araújo, assuntos como “atendimento pessoal e, principalmente, por telefone; investimentos em tecnologia, unificação dos sistemas, nivelamentos de informações internas para celeridade dos serviços foram pautas discutidas no evento. Milena Araújo acrescentou ainda que a atual gestão do Crea-PI, presidida pelo presidente Ulisses Filho, preza pela excelência no atendimento. “Reuniões com os setores para que as informações fiquem niveladas, investimentos nos procedimentos online para agilidade nas solicitações dos profissionais são alguns procedimento adotados pelo Crea-PI”,complementou.

Gestoras de Atendimento do Crea-PI, Maxwellma Santos e Milena Araújo. (esq/dir).

Para a gestora de atendimento, Maxwellma Santos, o evento foi de extrema importância para troca de conhecimentos e experiências com os colegas de outros regionais. As palestras foram enriquecedoras, porém acredito que, como ainda temos algumas dificuldades quanto à unificação de procedimentos processuais entre os regionais, minha sugestão para o próximo evento seria abordarmos um pouco mais assuntos como esse, que estejam voltados à nossa realidade, e assim podermos nivelar e unificar as informações. Assim, poderemos prestar nossos serviços com ainda mais excelência”, declarou.