Eleições 2020: CER-PI comunica mudança do local de votação em Teresina

A Comissão Eleitoral Regional – CER-PI reuniu-se na manhã do dia 11/09 (sexta-feira), na sede do Crea-PI, tendo sido convidados para participar da reunião os candidatos aos cargos de Presidente do Crea-PI e Diretores Geral e Administrativo da Mútua-PI. Na ocasião, fizeram-se presentes os membros da CER-PI, Moacyr Gayoso, Joselito Félix e Paulo Alexandrino, além dos candidatos Napoleão Filho, Ulisses Filho, Manoel Coelho e Hércules Medeiros.

O Coordenador informou que devido aos decretos municipais e estaduais vigentes, que determinam dentre outras medidas, o distanciamento social, embora a CER-PI tenha apresentado na ocasião os protocolos de medidas de segurança que seriam adotados no pleito, a CER-PI buscou apoio à Administração do Crea-PI, a fim de que se encontrasse um local que permitisse a realização das eleições para o atendimento pleno das recomendações sanitárias e, assim, possibilitar a realização do pleito de forma segura para os mesários, colaboradores e pessoal de apoio, assim como para os profissionais que comparecerem para votar. “O fundamental é garantir a segurança de todos”, afirmou o coordenador Moacyr Gayoso.

A solução veio através do apoio solicitado à Universidade Estadual do Piauí – UESPI, instituição cadastrada junto ao Crea-PI e com cursos ativos nas áreas de Engenharia e Agronomia, que prontamente cedeu o espaço do Campus Poeta Torquato Neto, localizado na Rua João Cabral, nº 2231, Bairro Pirajá, nesta cidade de Teresina-PI, para a realização do pleito eleitoral do dia 1º de outubro.

Importante frisar que a CER-PI encaminhou à Comissão Eleitoral Federal – CEF a solicitação de autorização, em caráter de excepcionalidade, para que as mesas eleitorais, (em número de cinco) instaladas na sede do Crea-PI, fossem todas instaladas no Campus Poeta Torquato Neto daquela Instituição de Ensino Superior – IES e, sensível com a situação, a CEF autorizou o pedido da CER-PI, que foi objeto da Deliberação CEF Nº 173/2020, de 8 de setembro de 2020.

Assim sendo, conforme autorização da Comissão Eleitoral Federal – CEF, o novo local de votação na cidade de Teresina será a Universidade Estadual do Piauí – UESPI – Campus Poeta Torquato Neto, ambiente aberto e espaçoso, com ampla área de estacionamento, e que possibilitará o pleno distanciamento social, evitando-se, assim, a aglomeração de pessoas. Informamos ainda, que não haverá qualquer alteração quanto às mesas eleitorais instaladas, em cada uma das Inspetorias deste Conselho Regional, localizadas nas cidades de Campo Maior, Parnaíba, Piripiri, Picos, Paulistana, Oeiras, Floriano, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.

Na oportunidade, os candidatos presentes foram unânimes em louvar a preocupação da CER-PI e da administração do Crea-PI em buscar um local que pudesse oferecer as condições necessárias para a realização segura do pleito eleitoral do dia 1º de outubro, em função da necessidade de cumprimento das regras estabelecidas pelas autoridades de saúde e constantes nos decretos dos governos estadual e municipal.

Na sequência da reunião, os candidatos foram informados sobre as medidas de prevenção à Covid-19, que serão adotadas no dia da eleição, e também foram respondidas pelos membros da CER-PI diversos questionamentos quanto aos procedimentos que serão adotados durante o pleito eleitoral.

Confira as medidas de prevenção à Covid-19, adotadas pelo Crea-PI, para a eleição

As Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua ocorrerão no próximo dia 1° de outubro, das 8h às 19h, para os cargos de Presidentes do Confea e do Crea-PI e Diretores Geral e Administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PI – Mútua-PI, além de Inspetores em cada uma das inspetorias deste Conselho Regional, localizadas nas cidades de Campo Maior, Parnaíba, Piripiri, Picos, Paulistana, Oeiras, Floriano, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente. Nos termos da Deliberação CEF Nº 57/2020, as Comissões Estaduais ficam orientadas a adotarem como horários preferenciais das 8h às 9h e das 13:30h às 14:30h aos eleitores pertencentes a grupos de riscos.

Todos os mesários receberão um kit de segurança composto de máscara, protetor facial, álcool em gel 70%e e luvas de látex. Em todos os locais de votação serão obrigatórios o uso de máscaras por parte dos eleitores e a aferição da temperatura corporal. Ainda será entregue aos eleitores um par de luvas para utilização no ato da votação, álcool em gel 70% para higienização das mãos e tapete para higienização de calçados. Haverá marcação de distanciamento entre os mesários e os eleitores. Já a sinalização no chão do local em que o eleitor aguardará na fila de espera será de 2 metros. “Com a aplicação de todas essas medidas preventivas, o Crea-PI está preparado para realizar as eleições, de forma segura e transparente”, afirmou o coordenador da CER-PI, Moacyr Gayoso.