Diversidade de temas e participação expressiva em toda a programação da 77ª SOEA

Entre as dezenas de atividades realizadas nesses três dias de evento, dez palestras foram organizadas pela Mútua e outra pela BB Previdência

Uma programação ampla e diversificada marcou essa 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Goiânia (GO). Entre as dezenas de atividades realizadas nos três dias de evento, dez palestras foram organizadas pela Mútua e outra pela BB Previdência.

 

 

A palestra do filósofo Luiz Felipe Pondé, na programação da manhã do último dia de SOEA, foi uma das mais aguardadas pelo público. Ouvir sobre “Motivação e Felicidade: trancos e barrancos” levou os participantes do evento a lotarem o Teatro Rio Vermelho, um dos espaços do Centro de Convenções de Goiânia. Por ser uma obsessão, a busca pela felicidade pode tornar-se um caminho inverso, ainda mais na sociedade contemporânea de toxicidade das redes sociais e a saturação da informação. “Você está lascado quando precisa mostrar que é alguém maior e melhor sempre. Viver na expectativa de atender o outro”, é o que defendeu Pondé.

 

Equidade de Gênero e Liderança foi o tema do Painel Mulher, na 77ª Semana da Engenharia e da Agronomia (SOEA), na terça-feira (4). O painel foi marcado pela presença expressiva de engenheiras e engenheiros com o intuito de discutir a desigualdade entre os gêneros e o reconhecimento da importância do Programa Mulher que, pela primeira vez, tem um espaço dessa magnitude em uma SOEA.

Ana Fontes, Empreendedora Social, Fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019, foi a convidada do painel.

“O tio próspero”, como é conhecido o professor e especialista em finanças e empreendedorismo Marcos Silvestre, também compartilhou seus conhecimentos e experiências com os semanistas. Falando sobre “Prosperidade Profissional e Previdência”, Silvestre defendeu que quem começa a poupar cedo para a aposentadoria poupa por mais tempo, acumula uma poupança previdenciária maior e, com isso, conquista mais segurança para uma vida pós-carreira.  A palestra na 77ª SOEA foi patrocinada pela BB Previdência.

Empreendedor desde os 16 anos, Felipe de Matos – presidente da Associação Brasileira de Startups, autor do livro “10 Mil Startups” e CEO da Sirius: Escola de tecnologia e futuro – falou para uma plateia lotada de profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências sobre a mudança de mentalidade necessária para viver e empreender nos dias atuais, em constante transformação digital.

O arquiteto de sistemas e curitibano Jac Fressatto emocionou a plateia presente no Espaço Arena, na tarde de terça-feira (4) durante a 77ª Semana Oficial. Fressatto criou o primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos hospitalar do mundo, batizado com o nome de Laura.  Um software que lê informações dos pacientes, ele emite alertas e envia à equipe médica. A meta é chamar a atenção para os riscos de infecção generalizada e gerenciar o quadro dos que já apresentam casos de deterioração

A especialista em inovação Marília Silveira participou na tarde da quarta-feira (5) do Fórum Mulher, uma iniciativa do Sistema Confea/Crea e Mútua, e discorreu como utilizar a inovação em prol dos objetivos corretos, especificamente, na questão equidade de gênero.

O cenário agropecuário mundial e brasileiro pautou parte do segundo dia de programação da 77ª SOEA. A palestra “Análise e perspectivas do cenário agropecuário mundial e brasileiro”, realizada no espaço Arena, foi ministrada pelo eng. agr. Marcos Fava Neves, conhecido como o “Doutor Agro”.

Considerada uma das principais pensadoras digitais brasileiras, a engenheira mecânica Martha Gabriel enriqueceu o conteúdo da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia ao falar sobre transformação digital, comportamento, tendência e inovação. Com uma leitura voltada para aceleração digital dos negócios do profissional e os desafios de um mundo que muda constantemente, a palestrante conduziu um bate-papo descontraído

Ainda na programação de palestras e painéis organizados pela Mútua, Marcilene Scantamburlo, mestre em Ciência da Computação, CEO e fundadora da start up MentorApp, que desenvolve comportamento humano por meio de inteligência artificial, participou do painel “Cidades do Futuro” e falou sobre inteligência artificial e cidades do futuro. Já no Espaço Arena 360º, Murilo Gun, pioneiro da internet no Brasil e fomentador de criatividade, esteve com participantes da SOEA para bater um papo sobre “Inovação e Criatividade: as habilidades do futuro”, e Silvio Meira, professor e especialista em tecnologia e inovação, abordou a inovação pela ótica do empreendedorismo. As duas palestras aconteceram na tarde de quinta-feira (6), fechando a programação da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia de Goiânia.

Alline Abreu – Comunicação Mútua (com informações da Equipe de Comunicação da 77ª SOEA)

Fotos: Tarcisio Macedo (Comunicação Mútua), Leonardo Fernandes e Juliana Nogueira Fotografia

 

Similar Posts