Crea-PI participa da I Conferência Regional da Mulher Engenheira

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí- CREA-PI participou da 1ª Conferência Regional da Mulher Engenheira no Piauí, promovida pela Associação Piauiense de Engenharia Ambiental e Sanitária (Apieas), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Programa Mulher e do Programa Jovem Engenheiro do Crea-PI.

O evento reuniu profissionais e lideranças, durante os dias 22 a 24 de junho, a fim de discutir temas relevantes para as mulheres engenheiras, tais como “Os desafios das mulheres engenheiras no gerenciamento de obras civis”, “Os desafios da implantação da gestão ambiental em obras civis” e “A importância do profissional habilitado na área de saúde ambiental e sanitária no Piauí”. Além disso, o evento também ofereceu um curso de noções básicas do licenciamento ambiental.

A abertura da Conferência contou com a presença do vice-presidente do Crea-PI, eng.agr.João Emílio Lemos, a presidente da Apieas, eng.amb. Sanit. Ana Letícia Lemos, o diretor administrativo da Mútua-PI, eng.civ, eng. eletric e de eng. seg.trab. Hércules Medeiros, eng.civ. Maria Melo, membro do Programa Mulher do Crea-PI, o eng.civ.Lucas Rodrigues, representante do Programa Jovem Engenheiro.

Ainda estiveram presentes a presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-PI), eng.civ. Dominique Oliveira, a presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Piauí (Ibape-PI), eng.civ.Mércia Teixeira, a coordenadora do Programa Mulher-Núcleo de Picos, eng.civ. Saara Juliane, e a diretora do Centro de Tecnologia da Uespi, Artemária de Andrade.

Durante sua participação, João Emílio Lemos destacou a necessidade de incentivar e apoiar a presença feminina em um setor historicamente dominado por homens. Ele ressaltou a importância de promover um ambiente inclusivo para todas as engenheiras.

Para a presidente da Apieas o evento foi importante para trabalhar os desafios da mulher dentro das profissões envolvidas no Sistema Confea/Crea e Mútua. “Foi um evento importante para todas as engenheiras, que puderam ter esse espaço de confiança para conversar e retratar suas lutas diárias. Essa foi a primeira edição de muitos que virão, pois nosso interesse é abraçar essa causa e fortalecer o Programa Mulher no nosso estado”, afirmou.

No estande do Confea, coordenado pela empregada Alessandra Porto, os participantes tiveram acesso a publicações como a Cartilha da Mulher e cartas de serviços, além de obterem mais informações sobre o Sistema Confea/Crea. O estande foi prestigiado pelo presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho, e a presidente da Apieas, eng. amb. e sanit. Ana Letícia Lemos Pedreira.

Participação feminina no Sistema
Desde a criação do Programa Mulher, em 2018, tem havido um aumento significativo na participação das mulheres no Sistema. Em 2018, havia 179 conselheiras titulares, representando 11,7% do total. Após quatro anos, esse número aumentou para 245 conselheiras titulares, correspondendo a 15,5% do total. É importante ressaltar que também houve um crescimento semelhante no número de mulheres registradas e ativas no Sistema. Em 2018, elas representavam 14,4% do total, enquanto em 2022 essa participação cresceu para 19,6%.

Confira mais fotos: