Crea-PI envia ofício ao governador do Estado do Piauí e às prefeituras municipais solicitando a vacinação para os trabalhadores da construção civil, da agronomia e das geociências

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) enviou um ofício direcionado ao governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, e aos prefeitos municipais das cidades de Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí, onde estão localizadas as Inspetorias do Conselho, e aos municípios de Valença e Esperantina, no interior do estado, solicitando a vacinação dos trabalhadores da construção civil, da Agronomia e das Geociências contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde (MS) apresentou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunizações, como medida adicional de resposta definindo os “trabalhadores industriais” como um dos grupos prioritários, dentre os quais estão inclusos, expressamente, os trabalhadores da indústria e da construção civil. Ocorre, no entanto, que no Plano Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19, desenvolvido no estado do Piauí, os “trabalhadores industriais” não estão incluídos dentro dos grupos prioritários, em desacordo ao que prevê o Plano Nacional.

Entendemos que a construção civil, a agronomia e as geociências são atividades essenciais e, mesmo com a adoção de todos os protocolos, determinados pelas autoridades de saúde, a imunização destes trabalhadores é de suma importância, tanto pela relevância da função desempenhada, como pelo seu caráter essencial, ante a impossibilidade de sua suspensão.

Assim, o Crea-PI aguarda a resposta do Governo do Estado e das Prefeituras municipais, da solicitação requerida. “A construção civil, a Agronomia e as Geociências são setores primordiais para a economia e, por isso é fundamental garantir a imunização destes profissionais, que estão expostos ao vírus. Espero que nosso pedido seja acolhido”, declarou o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho.