Crea-PI e TCE-PI promovem ação integrada

Nessa semana, os representantes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí-CREA-PI participaram de treinamentos, na sede do TCE-PI e na sede do CREA-PI. Essa é mais uma iniciativa do Acordo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos, que tem como objetivo o aprimoramento de ações e o intercâmbio de informações para o aperfeiçoamento da fiscalização dos órgãos.

O primeiro treinamento, realizado na terça-feira (04/07), foi conduzido pelo auditor João Luís Júnior, que apresentou os principais sistemas internos do TCE-PI que podem ser utilizados para o aprimoramento da fiscalização e para permitir uma maior proteção à sociedade e ao erário público. “Ensinamos a usar o sistema, os dados de despesas públicas, do estado e do município, de licitações e contratos, a fim de auxiliar o Crea-PI nas suas fiscalizações. Agora, ocorreu o oposto. Acessamos o Sistema do Conselho, que auxiliará as nossas fiscalizações de controle externo”, afirmou.

O segundo treinamento, ocorrido nessa quarta-feira (05/06), foi liderado pelo gerente da Divisão de Informática do Crea-PI, Oquendo Filho, com a participação dos auditores de Controle Externo João Luís Júnior, Carlos André, Matheus Guimarães, Hamifrancy Meneses, Raimundo Neto e Iury Maniçoba, que cuidam das auditorias de engenharia e fiscalização de obras públicas.

Sobre as próximas ações, o auditor João Luís Júnior frisou que a próxima etapa é realizar futuras fiscalizações conjuntas entre os auditores da área de engenharia do TCE-PI e dos agentes fiscais do Crea-PI, cada um seguindo as suas competências, para fiscalizar as obras e serviços de engenharia “No nosso caso, fiscalizar as obras e os serviços voltados ao uso dos recursos públicos estaduais e municipais”, finalizou.

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, é um dos entusiastas deste trabalho realizado de forma integrada. Ulisses Filho afirmou que “é nosso interesse sempre poder trabalhar de forma integrada com um órgão com tanta credibilidade que é o Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Vamos estreitar essa parceria, com foco na proteção da sociedade piauiense, com ênfase na prestação dos serviços de engenharia, respeitando os princípios éticos e buscando evitar que exista dano ao erário”.