Crea-PI denuncia ilegalidades nos editais de concursos da Uespi ao Ministério Público.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí-CREA-PI, após as impugnações por via administrativa não lograrem êxito no sentido de retificação dos editais, apresentou junto ao Ministério Público do Piauí o fato e requerendo imediata suspensão do certame.

A Nucepe lançou dois editais prevendo vagas para a área das engenharias e das geociências. O Edital 01/2023, que prevê vagas para docência, na área do conhecimento da Zootecnia, sem, contudo, admitir a participação dos Engenheiros Agrônomos, ferindo assim legislação vigente. Já no Edital 02/2023 as vagas são destinadas ao quadro técnico para os Engenheiros Civis e Eletricistas, contudo, a instituição não exige registro no Conselho Profissional, ou seja, busca a contratação de profissionais em situação de irregularidade e sem habilitação necessária para desenvolver atividades técnicas.

A defesa das atribuições garante além do cumprimento da legislação vigente, a qual se aplica a todos, inclusive a administração pública, garante também a segurança a sociedade.

O Crea-PI aguarda as ações do MPPI certo da sua função de guardião da lei e da sociedade.