Câmara Municipal de Picos entrega Título de Cidadania Picoense ao engenheiro Luiz Henrique Facchinetti e homenageia engenheiros

Em alusão ao Dia do Engenheiro, comemorado anualmente, no dia 11 de dezembro, a Câmara Municipal de Picos, realizou, na noite da quinta-feira, 08 de dezembro, uma Sessão Solene para entregar o Título de Cidadania Picoense ao Engenheiro Civil, Luiz Henrique Facchinetti, ex-vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e, atualmente, conselheiro deste Conselho Regional, e homenagear os engenheiros que atuam no município.

O presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, participou do dispositivo de honra da Sessão Solene que foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Picos e conselheiro do Crea-PI, Eng.Civ.Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha. Na oportunidade estiveram presentes o 1º vice-presidente do Crea-PI, Eng.Civ.João da Luz, o conselheiro federal, Eng.Agr.Alan Michel, o diretor administrativo da Mútua-PI e presidente da APIEST,Hércules Medeiros, o presidente da Aspenp,Edêniton Barros, o presidente da Aeamp,Wellinton Bezerra, os deputados federais eleitos, Francisco Costa e Jadyel Alencar, conselheiros do Crea-PI, representantes do Programa Mulher do Crea-PI e do Programa Jovem Engenheiro, além de familiares e amigos dos homenageados.

Em sua fala, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, ressaltou a importância da homenagem. “Quero parabenizar  todos os vereadores, que compõem essa Casa Legislativa, por promoverem esse momento ímpar. Bom saber que os nossos amigos engenheiros são valorizados e prestigiados. Parabenizo o Engenheiro Civil,Luiz Henrique Facchinetti, nosso ex-vice-presidente e conselheiro do Crea-PI, pela merecida homenagem que demonstra reconhecimento pela sua trajetória profissional. Todos são merecedores, pois conquistaram seus lugares com muito mérito”, disse.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Picos, Chaguinha, o engenheiro Luiz Henrique Facchinetti prestou relevantes serviços ao município e viabilizou a construção do prédio da Agespisa de Picos.“Na década de 1980, eu tive a honra de trabalhar ao lado do Facchinetti, na Agespisa, que ficava localizada numa casa alugada e precária. Foi ele que teve a ousadia de solicitar recursos, através do Governo do Estado, para adquirir terreno, criar o projeto e construir uma sede própria que funciona, até hoje, por mais de 30 anos. Muitos gestores o veem como referência de seriedade, compromisso e decência. Então, o legado do seu trabalho demonstra o interesse e carinho por Picos. Por esse amor à cidade de Picos, tivemos a iniciativa de homenageá-lo com este título de cidadão picoense”, declarou.

O Eng.Civ.Luiz Henrique Facchinetti, em seu discurso de agradecimento, destacou o seu carinho pela cidade de Picos. “Agradeço ao meu amigo, Chaguinha, pela honraria e quero externar a minha satisfação em encontrar vários amigos aqui presentes. Estou feliz pelo reconhecimento e, apesar de não ter nascido aqui, já me sentia picoense, pelas longas décadas de trabalho, dedicadas à Agespisa e à Engenharia Civil. Esse título representa muito para mim. Muito obrigado”, afirmou.

Na sequência da solenidade, oito profissionais da Engenharia receberam diplomas em reconhecimento aos serviços prestados à Engenharia. Os engenheiros homenageados foram o Eng. Civ. Marciano Rufino Leal, o Eng. Civ. Afonso Reis Antão, o Eng. Civ. Antônio Militão Rufino, o Eng. Civ. Vidal Teotônio, o Eng. Civ. Francisco Moura Júnior, o Geólogo José Sidiney Barros, o Géologo Edilberto Luz, e o Geólogo Carlos da Luz.