Ações conjuntas de fiscalização é tema de reunião entre Crea-PI e Adapi

Ações conjuntas de fiscalização entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) foram tema de reunião entre os representantes dos dois órgãos, no dia 26 de junho, na sede do Conselho. A reunião técnica contou com a presença do presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, o gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael Valério, o coordenador do Controle de Agrotóxicos da Adapi, Olavo Castelo Branco, e o 2º coordenador de Defesa Vegetal da Adapi, Paulo Melo.

Cursos de capacitação, melhorias na legislação estadual dos agrotóxicos e o aperfeiçoamento da fiscalização do Receituário Agronômico foram os principais pontos discutidos durante a reunião, demonstrando o interesse mútuo em fortalecer a cooperação entre os órgãos.

Na ocasião, Ozael Valério reforçou a importância do estreitamento de laços com o Crea-PI. “Órgãos fiscais devem sempre andar em paralelo com suas ações, assim conseguimos identificar erros e corrigi-los. Desse modo, ganha a população com aquisição de produtos mais seguros”, disse. Sobre a fiscalização do Receituário Agronômico, Olavo Castelo Branco frisou que a Adapi e o Crea-PI estão comprometidos no rastreio desse documento.

Outro tema abordado foi a possibilidade de um treinamento para a fiscalização de trânsito em máquinas e implementos agrícolas, com apoio do Crea-PI. “Nossa preocupação é a proliferação de pragas e doenças que podem acontecer pelo trânsito de máquinas desconformes com a nossa legislação”, finalizou Paulo Melo.