Confea se prepara para receber lideranças profissionais de todo o país

 

Plenária foi conduzida, na parte da manhã, pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit,

A discussão sobre as orientações para os relatórios de gestão e prestação de contas dos regionais marcou a primeira parte da sessão plenária 1.608, realizada na manhã desta sexta (27). Acompanhada pelo presidente do Crea Piauí, eng. agr. Ulisses Filho, coordenador do Colégio de Presidentes; e ainda pelo presidente do Crea-RR, eng. civ. Neovânio Lima, e pelo presidente do Crea-AP, eng. civ. Edson Kuwahara, a plenária, conduzida pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, tratou ainda de temas como representações e patrocínios de locação de estande.

Coordenador da CCSS, eng. agr. Daniel Galafassi

Por deliberação da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), foram aprovadas as orientações básicas para a elaboração do relatório de gestão e a prestação de contas do Confea e dos Creas e a Relação de Dados e Indicadores dos Processos Finalísticos do Sistema Confea/Crea. Foi determinado ainda que os Creas observem as orientações aprovadas e coletem os dados regionais no padrão estabelecido na Relação de Dados e Indicadores dos Processos Finalísticos do Sistema Confea/Crea com objetivo de publicar os dados e indicadores dos processos finalísticos nos respectivos relatórios de gestão e ainda de encaminhar ao Confea os dados regionais dos processos finalísticos coletados até 31 de março de 2023.

A Superintendência de Estratégia e Gestão (SEG) definirá e apresentará aos Creas até 3 de março de 2023 os procedimentos para encaminhamento ao Confea dos dados regionais dos processos finalísticos do Sistema Confea/Crea referentes ao exercício 2022. A Gerência de Planejamento e Gestão (GPG) deverá ajustar ou atualizar, observadas as contribuições dos Creas, os dados ou os indicadores dos processos finalísticos do Sistema Confea/Crea, a fim de conferir celeridade ao tratamento das informações pelos Creas e pelo Confea.

A analista da Gerência de Planejamento do Confea Prícila Fraga descreve que, após a apresentação dos dados relativos ao exercício de 2021, o Confea realizou um trabalho de esclarecimento junto aos Creas que resultou na redução da quantidade de dados e na sua classificação entre os dados que precisam estar no relatório de gestão e os dados que tratam de desempenho dos processos finalísticos e serão coletados para substituir papeis da auditoria. “A gente reduziu a quantidade de dados solicitados. Em relação aos indicadores, reduzimos de 54 para 42, mantendo um rol de indicadores por processo finalístico”.

Coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira

Patrocínio e representações
Foi aprovada a participação do Confea em três eventos, por meio de locação de estandes referentes a atividades de patrocínio e promoção: Expofeira Mulher 2023, a ser realizado nos dias 08 a 12 de março de 2023, em Francisco Beltrão-PR, pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge); Semana das Engenharias – 33 anos de APLA, a ser realizado nos dias 22 a 24 de março de 2023, em Santo Antônio da Platina – PR, pela Associação Platinense de Engenharia Arquitetura e Agronomia (APLA); e no III Seminário Sul-americano de Engenharia de Avaliações e Perícias, a ser realizado pela  Associação Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias nos dias 30 e 31 de março de 2023, em Balneário Camboriú – SC. Todos os patrocínios receberão R$ 30 mil, o valor máximo disponibilizado pelo Setor de Patrocínios e Promoção – Sepat, conforme suas pontuações.

Conselheira federal eng. mec. Michele Costa: representação no Congresso da Copimera

A Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) teve algumas decisões aprovadas. Entre elas, a constituição de missão representativa do Sistema Confea/Crea para participar da 14ª Assembleia Geral do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos países de Língua Portuguesa e Castelhana – CECPC-CICPC, a ser realizada nos dias 8 e 9 de março de 2023, em Havana – Cuba; a aprovação da realização do XXIX Congresso Copimera e da XXXIV da Assembleia Geral da Copimera, de 5 a 7 de junho de 2023, em Maceió-AL, e a indicação da conselheira federal eng. mec. Michele Costa como representante para compor o Conselho de Administração da Copimera.

Foi indicada a conselheira federal eng. civ. Carmen Lúcia Petraglia para atuar junto Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC no exercício de 2023. Foi formalizada a candidatura do Confea para o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como Sócio-Mantenedor no triênio 2023-2026. O presidente e o vice-presidente do Confea, respectivamente, eng. civ. Joel Krüger (titular) e o eng. eletric. Evânio Ramos Nicoleit (suplente), foram os indicados do Confea nesta representação.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea

Similar Posts