10º CEP do Crea-PI encerra com 28 propostas para o CNP

O 10º Congresso Estadual de Profissionais do Piauí, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), terminou na última sexta-feira (02), com a aprovação de 28 propostas, que serão enviadas para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro.  O evento, que tem como tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, acontece a cada três anos e tem como objetivo dar oportunidade aos profissionais de propor sugestões na legislação atual que rege o Sistema. O 10º CEP do Crea-PI promoveu 11 Encontros Microrregionais em  Bom Jesus, Corrente, Campo Maior, Piripiri, Uruçuí, Floriano, Picos, Paulistana, Oeiras, São Raimundo Nonato e Parnaíba.

 

O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, agradeceu a participação de quase 150 pessoas e ressaltou a eleição de jovens profissionais como Delegados Estaduais. “O CEP teve uma boa participação e tivemos uma rica discussão. Os palestrantes atenderam às expectativas e o mais importante foi a formulação de propostas que apontam para a modernidade. Outro fato que chama atenção é a eleição de jovens profissionais demonstrando a capacidade de renovação do Conselho. Destaco o fato de que dois delegados são do interior do estado, solidando as ações da capital para o interior”, disse.

 

 

 

                                                         

O Coordenador do 10º CEP, Eng.Eletric Moacyr Gayoso, ressaltou a boa participação dos  Engenheiros(as) que participaram do evento. “Parabenizo os delegados eleitos e reafirmo que iremos representar o Piauí nessas 28 propostas que poderão modificar o Sistema’, declarou.

 

 

A abertura contou com a participação do representante do Governo do estado do Piauí, o Deputado Estadual e Engenheiro Agrônomo, Francisco Limma, que enfatizou a importância desse tipo de evento para o desenvolvimento do Piauí e pediu uma visão estratégica dos profissionais da categoria. Já o Diretor Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, apresentou a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e os benefícios sociais, previdenciários e assistenciais aos presentes e destacou o momento para discutir os problemas que afetam os profissionais. Participou ainda o Representante do Colégio de Entidades Regionais (CDER), Eng.Civ. Herbert Soares Lima, reiterou que a categoria só tem força se tiver união.

 

PALESTRAS 

O primeiro dia de evento iniciou com a palestra Magna “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, ministrada pelo Eng.Civ Darc Costa. Na ocasião, o engenheiro parabenizou o Crea-PI pela realização do evento e ressaltou que o momento é para discutir os problemas da categoria e do Brasil. ” O engenheiro é o profissional do desenvolvimento”, declarou Darc Costa. Em seguida, o presidente do Sinduscon-PI, Eng.Civ Francisco Reinaldo Rebelo, proferiu a palestra “Governança das Empresas de Engenharia e Obras Públicas” , e expôs o interesse da classe, como também o bom relacionamento com o Crea-PI. “Temos uma relação muito boa, nos últimos anos,  com Conselho e podemos trabalhar juntos em outros eventos para alavancar a engenharia do Piauí”, afirmou.

O Eng.Civ Darc Costa recebendo o Certificado por sua presença no 10º CEP.
O presidente do Sinduscon-PI, Eng.Civ Francisco Reinaldo Rebelo, recebendo o certificado das mãos do Presidente Ulisses Filho.

O evento também contou com a palestra sobre “Inovações Tecnológicas no processo de Desenvolvimento Econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia”, com o Eng.Agr José Oscar Lustosa da Embrapa Meio Norte. Posteriormente, a Eng.Civ Wilma Leitão Kruger abordou “O papel da Engenharia e da Agronomia na Utilização e Aproveitamento de Recursos de Recursos Naturais com Sustentabilidade” e declarou que espera uma continuidade aos projetos discutidos no CEP.

 

O Eng.Agr José Oscar Lustosa da Embrapa Meio Norte recebendo certificado por abrilhantar o evento
Eng.Civ Wilma Leitão Kruger sendo certificada por sua presença e por sua motivacional palestra aos presentes

O primeiro dia foi encerrado com a palestra “Os rumos da Formação Profissional da Engenharia e Agronomia Brasileiras”, com o Eng.agr Luiz Freire, que na ocasião exaltou os diferentes enfoques nas palestras, principalmente no tocante à motivação pessoal para que os engenheiros se atentem para a sua responsabilidade. O ex-presidente do Crea-PI, Eng.Civ Marcelo Morais, também participou do Congresso ministrando a palestra sobre os aspectos de trabalho do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O ex- presidente do Crea–PI, Marcelo Morais Filho, o Conselheiro do Crea-PI, Andrei Costa, o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho e o Eng.Agr Luiz Freire

No segundo dia do evento, houve a palestra “Diálogos Institucionais e Desenvolvimento” com o Desembargador e Eng.Eletric. Carlos Augusto Brandão. “Quero parabenizar o Crea-PI por criar esse espaço de debate sobre os desafios do estado e dizer que fiquei impressionado com a qualidade do debate e das intervenções, principalmente, a preocupação de todos com o desenvolvimento e com a necessidade de um planejamento estratégico que possa gerar oportunidades e negócios  para o Piauí “, afirmou.

Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, Desembargador e Eng.Eletric. Carlos Augusto Brandão e o Coordenador do CEP, Moacyr Gayoso. (esq/dir)

 

ELEIÇÃO DOS DELEGADOS ESTADUAIS PARA O 10º CNP

No segundo dia foi realizada a votação das propostas para o Congresso Nacional de Profissionais. Foram selecionadas 28 proposituras e eleitos 8 delegados, sendo 4 com mandato e 4 sem mandato. Entre as propostas eleitas, estão a utilização de drones na fiscalização; adoção da política nacional de recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas; registro da ART de execução após baixa de ART de projeto para obras públicas.

A Eng.Civ Luana Marreiros, eleita como Delegada Estadual, falou sobre a felicidade de representar os profissionais piauienses. “Darei o meu melhor nessas propostas e defenderei o estado no 10º CNP”, disse. Já o Eng.Civ Leonardo Galvão, Inspetor-Chefe de São Raimundo Nonato, discorreu sobre a honra em defender os anseios dos profissionais do Piauí. “Tivemos a oportunidade de sediar o Encontro Microrregional em São Raimundo Nonato, onde foram discutidas diversos assuntos relacionados aos eixos temáticos. Levaremos essas propostas e as defenderemos por todos os profissionais que participaram dos Encontros Microrregionais”, afirmou.

 

Confira a relação dos delegados que irão para o 10º CNP:

Delegados com mandato

MOACYR FREITAS GAYOSO JÚNIOR
PABLO KENNEDY SANTANA
KARINA MARQUES DA SILVA
LEONARDO SANTANA GALVÃO

Delegados sem mandato
ALAN MICHEL BOMFIM
ANTONIO HUDSON  NASCIMENTO
DINART NUNES JÚNIOR
LUANA GRAZIELLE MARREIROS

CONVIDADOS:
GILBERVAL VIEIRA FERREIRA DA SILVA
LUCAS ALMADA DE OLIVEIRA BORGES

CONFIRA ALGUMAS FOTOS

 

Para mais fotos, acesse http://encurtador.com.br/boUZ5

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *