Vice-presidente do Crea-PI é nomeado superintendente da SAAD Sudeste II

Pela primeira vez na história, um vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) é nomeado para a pasta da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD). O vice-presidente do Crea-PI, Engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho, Andrei Costa, foi nomeado pelo prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, na sexta-feira (09), para assumir o cargo de superintendente da SAAD Sudeste II.

A nomeação de Andrei Costa para a posição de superintendente da SAAD Sudeste II é um marco importante para a engenharia, a agronomia e as geociências no Piauí. Sobre esse fato, o vice-presidente do Crea-PI ressalta que “Certamente tem uma importância simbólica, pois representa um compromisso da atual gestão com a classe, a exemplo da recente aprovação do plano de carreira dos profissionais de engenharia, que era uma luta que já vinha de muito tempo. Como, também, possui uma importância estratégica, pois é nas SAADs que ocorrem a maior parte das obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências do município de Teresina. O planejamento desses serviços, quando executado por um profissional da área, certamente vai levar em conta todos os aspectos técnicos fundamentais para que o atendimento das necessidades da população seja realizado com o escopo correto, buscando o menor custo possível no prazo mais razoável. A confiança dos vereadores, Alan Brandão e Markim Costa, reforçam o desejo que o trabalho exercido pela SAAD seja 100% respaldado tecnicamente”, disse.

A trajetória profissional de Andrei Costa tem sido marcada por relevantes serviços prestados ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Ele já ocupou cargos de destaque, como coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) do Sistema Confea/Crea e Mútua, coordenador da Câmara Especializada em Geologia e Minas, Engenharia Mecânica e de Segurança do Trabalho (CEGMMST) do Crea-PI, membro fundador e primeiro coordenador do Programa Jovem Engenheiro do Crea-PI, diretor da Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apiest) e diretor institucional da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST). Atualmente, desempenha o papel de vice-presidente do Crea-PI.

A Saad Sudeste II está sendo desmembrada da Saad Sudeste I, com o objetivo de melhor atender as demandas específicas da região. Desse modo, o superintendente da nova pasta estará empenhado em garantir um bom atendimento aos profissionais e à sociedade. “Nosso trabalho, a exemplo do que temos feito no nosso Conselho, terá como pilar a modernização tecnológica do atendimento ao público, com enfoque na eficiência e eficácia dos processos, buscando torná-los mais céleres, reduzindo o tempo de análise e emissão de licenças e alvarás, sempre que possível. Por se tratar do desmembramento e consequente criação de uma nova Superintendência, essa importância se torna ainda mais evidente, pois há a necessidade do estabelecimento de procedimentos internos e governança, que devem estar bem alinhados aos objetivos técnicos. Vai levar algum tempo, mas nós vamos garantir isso”, declarou.

O presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Crea-PI, Ulisses Filho, frisa que essa nomeação demonstra o reconhecimento da sua competência técnica e liderança. “Parabenizo o engenheiro Andrei Costa por essa nomeação histórica e desejo sucesso em sua nova função. Temos a certeza de que ele continuará a contribuir de forma significativa para o avanço da engenharia, da agronomia e das geociências no Piauí’, finalizou.