Primeiro dia de CP é marcada pela solenidade de 55 anos do Crea-PB

Nesta terça-feira (30), teve início em Campina Grande (PB), a 3ª reunião do Colégio de Presidentes, junto a celebração dos 55 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).

O presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Ulisses Filho, prestigiou a solenidade e participou do dispositivo de honra da solenidade especial, que contou com a presença do presidente do Confea, Joel Krüger, o anfitrião do evento, presidente do Crea-PB, Hugo Paiva e autoridades regionais.

Em sua fala, Ulisses Filho parabenizou o Crea, em pelo trabalho e história na defesa dos profissionais e da sociedade. “Parabenizo os profissionais da Paraíba e o excelente trabalho do presidente Hugo à frente do Regional. Foi um prazer participar dessa importante solenidade para os Creas do Brasil e, principalmente, para o Conselhos do Nordeste”, afirmou.

“Como cidadão paraibano – honra que me foi concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) – tenho a alegria de celebrar o aniversário do Crea-PB com o anfitrião Hugo Paiva e os presidentes de Creas”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, referindo à solenidade especial.

Durante o evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, convidou os presidentes para dois importantes eventos no mês de junho. O primeiro é o lançamento da Frente Parlamentar das Profissões do Sistema, agendada para o dia 21 de junho. O segundo é a sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, marcada para o dia 22 de junho.

Na abertura do CP, o anfitrião eng. civ. Hugo Paiva (Crea-PB), falou da satisfação em receber os presidentes em seu estado e aproveitou para agradecer. “Estamos muito felizes em retribuir o acolhimento que já tivemos em outros CPs. Além disso, é a oportunidade de agradecer ao Plenário do Conselho Federal por ter aprovado, na última sessão plenária, o Regimento Interno do nosso Regional. Desde o 2017 trabalhamos para ter essa atualização, conforme prevê a Resolução 1074. Agradecemos pelo empenho, pois isso contribui para a reestruturação do nosso Crea”, disse Paiva.

Copimera
Em relação ao 29º Congresso da Confederação Pan-Americana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins (Copimera), que será realizada de 05 a 07 de junho, a anfitriã do Congresso, eng. civ. Rosa Tenório (Crea-AL), agradeceu a oportunidade de sediar esse evento internacional. “Mesmo com todo volume de trabalho, estamos honrados em receber vocês. Haverá 12 minicursos durante esses três dias e o evento é totalmente gratuito. Estamos mobilizando todas as universidades do estado”., pontuou Tenório. O evento terá como tema central “Eficiência Energética: países pan-americanos e Agenda 2030”, e deverá reunir cerca de 400 pessoas, saiba mais.

Mútua
Durante a prestação de contas, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, informou que atualmente são 161 mil associados. Segundo ele, na comparação de janeiro a maio dos últimos dois anos, houve um aumento de quase 80%. Em relação aos benefícios reembolsáveis concedidos, de janeiro a maio de 2023, foram mais de R$220 milhões. “Nosso valor médio subiu para R$ 49 mil, pois houve aumento no prazo para pagamento de 36 para 60 meses. Almeida ainda compartilhou a atualização sobre a plataforma de assinaturas eletrônicas da Mútua, o Mútua Signer, “que revolucionou os processos internos da instituição e facilitou o atendimento aos profissionais associados, que hoje são mais de 138 mil. Temos como meta levar essa tecnologia para todos os Conselhos Regionais”, anunciou o presidente da Mútua.

Presidente da Mútua, Francisco Almeida

Iniciativas nos Creas
Durante a reunião do Colégio de Presidentes, algumas lideranças estaduais tiveram a oportunidade de compartilhar com os demais presentes as boas práticas adotadas em seus Creas. A presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, informou que no dia 20 de junho, o Regional irá homenagear mulheres de destaque na Engenharia, como a primeira presidente de Crea. Adalgisa compartilhou ainda que o Crea-RN ganhou primeiro lugar no 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, na categoria de órgãos públicos federal e judiciário. “Foi um momento de grande alegria para nós porque evidenciou que estamos desenvolvendo pessoas no Crea”, afirmou a engenheira, ressaltando que 10 mil estagiários participaram da pesquisa e 472 organizações concorreram ao prêmio. 

Presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa

Já o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, convidou todos para a celebração dos 89 anos do Crea Paraná, no dia 19 de junho, na Assembleia Legislativa. Nesta mesma data, haverá a entrega do Prêmio Engenharia Enedina para as seis profissionais que se destacaram. Ricardo ainda falou do Hackathon Greentech, que discutiu inovação e sustentabilidade na área ambiental, em Londrina de 26 a 28 de maio. Dentro da temática inovação, o presidente do Creas-SC, eng. civ. de seg. do trab. Kita Xavier, anunciou o Crea Summit, que acontece nos dias 6 e 7 de julho.

Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha

O presidente do Crea-CE, eng. civ. Emanuel Maia Mota, também falou do hackathon realizado com desafios para aperfeiçoamento do sistema de Anotação de Responsabilidades Técnicas (ART) e o melhoramento da ferramenta desenvolvida no evento. “Teremos um projeto piloto de um sistema inovador. 65% dos profissionais cadastrados no Regional têm até 45 anos, eles pedem essas inovações.”, pontuou Mota. 

Por fim, o presidente do Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins, apresentou números das fiscalizações no maior estado em extensão territorial.  “Temos 20 inspetorias e até o momento foram 3300 fiscalizações realizadas. Estamos conseguindo interiorizar a nossa fiscalização, cobrando das prefeituras que tenham um responsável nas obras e nas secretarias e assim gerando emprego e renda.”, informou Lins.

A reunião será retomada na quarta-feira (31) com o Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua. 

Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro

Similar Posts