Piauí contará com cinco palestrantes na 78º Soea. Conheça o primeiro destaque piauiense!

Os profissionais piauienses terão participação ativa na programação da 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia-SOEA, que acontecerá em Gramado (RS), dos dias 8 a 11 de agosto. Este ano, o evento tem como tema central: A importância da engenharia na soberania nacional e reunirá profissionais, pesquisadores, estudantes e funcionários de grandes empresas e do serviço público, em debates com palestrantes renomados.

Entre os destaques piauienses está a participação do Engenheiro Eletricista, Marcos Lira, no painel sobre Transformação digital e o novo profissional de engenharia, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 09 de agosto. O engenheiro é graduado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Piauí-UFPI; Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente; Mestre em Ciências Físicas Aplicadas, pela Universidade Estadual do Ceará; e, atualmente, é diretor do Centro de Tecnologia da UFPI.

Marcos Lira explicou que a temática da sua palestra será conceituar o que é a transformação digital e como ela está afetando a engenharia e as áreas correlatas. “Abordaremos as tecnologias disruptivas, inteligência artificial, Big Data, realidade virtual e, também, discutiremos as oportunidades, as novas habilidades e competências necessárias as quais a transformação digital está criando e impondo aos nossos profissionais como, por exemplo, a automação de processos, o desenvolvimento de produtos inovadores, melhorias da nossa eficiência operacional, segurança cibernética, colaboração multidisciplinar e habilidades de comunicação”, frisou.

Sobre a expectativa para sua primeira participação na Soea, na condição de palestrante, o engenheiro ressaltou que está muito otimista com o evento. “Certamente será um bate-papo muito interessante e, nessa edição, estamos levando 5 palestrantes piauienses para o maior evento da nossa categoria. Então, vejo essa oportunidade para alçar o Piauí, mais uma vez, de maneira mais consolidada no cenário nacional. Tenho certeza que será um evento exitoso e de grande importância para todos os profissionais de engenharia do Brasil”, finalizou.

Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho (esq) e o diretor do CT da UFPI, Prof. Marcos Lira (dir)