Ex-vice-presidente do Crea-PI será homenageado na 78º Soea

Antônio Moura Fé terá seu nome inscrito no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) indicou e, posteriormente foi aceito pelo Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o nome do ex-vice-presidente do Crea-PI, eng.civ. Antônio Araújo dos Martírios Moura Fé, para ser homenageado com a Inscrição no Livro do Mérito, do Confea, no maior evento da categoria: a 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que acontecerá em Gramado (RS), de 8 a 11 de agosto.

Sobre a homenagem, Lídia Moura Fé, irmã de Antônio Moura Fé, afirmou que o tributo é motivo de orgulho para toda a família e coroa toda sua trajetória profissional. “Estamos muito felizes e gratos por esse reconhecimento eternizado em memórias. Nosso “Toinho” sempre teve muito carinho, respeito e consideração pelos seus amigos e colegas da Aspenp, Aeamp e do Sistema Confea/Crea e Mútua. Sabemos que o êxito que logrou na sua caminhada se deve ao apoio, incentivo e união de todos”, disse.

Lídia Moura Fé acrescentou ainda a sua gratidão a todos os envolvidos, nessa homenagem, ao ex-vice-presidente do Crea-PI. “Agradeço ao conselheiro federal, Alan Michel, aos conselheiros regionais do Crea-PI, João da Luz, João Emílio Pinheiro e Eric Marinho, que compõem a Comissão Especial do Mérito, ao conselheiro Francisco das Chagas de Sousa, coordenador da Câmara de Engenharia Civil, e ao presidente do Crea-PI, Ulisses Filho”, finalizou.

Lídia Moura Fé junto ao Antônio Moura Fé

A solenidade será realizada, na manhã do dia 9 de agosto, durante o primeiro dia de atividades da 78º Soea. Lídia Moura Fé revelou que a honraria será recebida pela filha e os dois sobrinhos do ex-vice-presidente do Crea-PI, respectivamente, Bianca Moura Fé, e os engenheiros civis, Marco Antônio Moura Fé e Felipe Silva Moura Fé.

Láurea ao Mérito

Anualmente, o Confea homenageia, durante a Soea, até 24 profissionais e três instituições que de alguma forma contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e do progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema. As ações de Láurea ao Mérito foram criadas em 1958. Entre os homenageados, os profissionais com vida recebem a Medalha do Mérito, enquanto que as homenagens in memoriam são realizadas por meio da inscrição do nome do profissional no Livro do Mérito.

Legado de Moura Fé

Antônio Moura Fé era um profissional extremamente ativo, com longa história e contribuição para a engenharia piauiense, principalmente, para o desenvolvimento da Engenharia na microrregião do município de Picos, sua cidade natal. Ao longo dos seus 20 anos de carreira, iniciou sua trajetória no Sistema Confea/Crea e Mútua, em 2009, como inspetor-secretário, da Inspetoria do Crea-PI, em Picos, exercendo o mandato até 2011. De 2015 a 2016, foi eleito presidente da Associação Profissional dos Engenheiros de Picos (Aspenp).

Posteriormente, de 2015 a 2017, foi eleito para o cargo de inspetor-chefe, da Inspetoria do Crea-PI, do município de Picos, mas exerceu a função, até o ano de 2016, pois, em 2017, foi eleito conselheiro deste Conselho Regional, para o mandato 2017/2019.

Moura Fé foi para reeleição e renovou seu mandato. Em janeiro de 2020, o engenheiro se candidatou ao cargo de vice-presidente deste Conselho Regional e conseguiu o êxito. Em outubro do mesmo ano, Antônio Moura Fé faleceu vítima de complicações causadas pela Covid-19.