Crea-PI promove treinamento para os novos conselheiros regionais

Na tarde desta quinta-feira (09), o Crea-PI realizou um Treinamento para os novos Conselheiros Regionais, com o objetivo de instruí-los sobre as legislações e procedimentos administrativos do Conselho. O evento ocorreu na sede do Crea-PI e contou com a participação ativa de colaboradores de diferentes setores do Conselho, que abordaram temas essenciais para o exercício da função de conselheiro.

A programação iniciou com a fala do presidente do Crea-PI, Eng. Hércules Medeiros, que destacou a importância da função de conselheiro, ressaltando a grande responsabilidade que envolve representar os profissionais do estado e tomar decisões que impactam diretamente a classe. O presidente também fez questão de agradecer aos novos conselheiros por aceitarem o cargo honorífico, enfatizando que o trabalho realizado pelo Crea-PI é feito em prol da sociedade, e que a participação deles é reflexo do compromisso contínuo com a melhoria do Sistema.

Posteriormente, o vice-presidente do Crea-PI, Eng.Pedro Marques explanou sobre o Papel e Desafios do Conselheiro. Em seguida, o Eng. Gilson Lopes, chefe do Departamento de Fiscalização, abordou o tema Fiscalização e Integração com as Câmaras.


A Engª.Civ. Luma de Oliveira apresentou o processo de Registro de Pessoa Física e Jurídica, Cadastramento de Instituições de Ensino e Extensão de Atribuições, fornecendo detalhes sobre os fluxos administrativos e os processos de registro junto ao Crea-PI. Já o Eng. Hiroshi Koseki discorreu sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o Acervo Técnico-Profissional.

Outro ponto abordado foi a Admissibilidade de Falta Ética, com explicações de Wagner Caldas, seguido pelos aspectos jurídicos com o Gabriel Pierot, da Procuradoria Jurídica do Crea-PI, que discutiu as questões legais pertinentes à atuação do Conselho. O treinamento também incluiu uma sessão técnica sobre o SIGEC, apresentada por José Oquendo, e sobre a Estrutura Organizacional do Crea-PI, ministrada pelo Eng. Claudimar Leal.

Na ocasião conselheiro do Crea-PI, Eng. Civ. Renan Gomes, representante da nova Instituição de Ensino Superior do Plenário, o Centro Universitário Uninovafapi, agradeceu a oportunidade de participar de um treinamento de aperfeiçoamento voltado para os novos conselheiros. “Foi uma experiência enriquecedora, na qual tivemos a chance de aprender mais sobre o Sistema e compreender sua real importância”, destacou.

Durante a tarde, discutimos diversos temas cruciais, como a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), o SIGEC (Sistema de Gestão de Canais de Comunicação), a análise de processos, além dos direitos e deveres dos conselheiros. O conselheiro Renan ressaltou a relevância do papel do conselheiro e incentivou outros profissionais a se interessarem pelo Conselho, afirmando que é fundamental entender os diferentes aspectos e desafios que surgem ao assumir esse papel. “Como profissionais, temos uma visão, mas ao passarmos a integrar o Sistema Confea/Crea e Mútua, nossa perspectiva se amplia, proporcionando uma compreensão mais abrangente das questões envolvidas”, completou.

Similar Posts