CREA-PI E APEAG IMPUGNAM EDITAL DO CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e a Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores e Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos – ( Apeag) comunicam que foi protocolada, junto ao Cebraspe, impugnação ao Edital nº 1 – PF – POLICIAL, de 20 de maio de 2025, responsável por regulamentar o concurso público para diversos cargos da Polícia Federal.

A medida tem por finalidade corrigir a exclusão injustificada das formações em Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica como habilitações aceitas para o Cargo 7 – Perito Criminal Federal – Área 11 (Engenharia Cartográfica), limitando indevidamente a participação apenas a egressos do curso de Engenharia Cartográfica.

Segundo o Crea-PI, a exigência imposta representa uma limitação infundada e tecnicamente insustentável, considerando que os cursos suprimidos, reconhecidos pelo MEC, asseguram aos profissionais competências plenamente compatíveis com as atribuições do cargo. Tal compatibilidade é respaldada por normativas como as Resoluções nº 218/73, nº 1.073/2016 e nº 1.095/2017, emitidas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que regulamentam o exercício profissional dessas modalidades.

O presidente do Crea-PI, Eng. Civil, Eletricista e de Segurança do Trabalho Hércules Medeiros, destaca “A atuação do Crea-PI é pautada pela defesa do interesse público e da legalidade nos concursos e contratações. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com os profissionais da engenharia e com a correta aplicação das normas que regem o exercício da profissão.”


Com isso, o Crea-PI renova sua missão institucional de proteger o exercício legal da engenharia e valorizar os profissionais da área, garantindo justiça, ética e transparência nos processos públicos em todo o estado do Piauí.

Posts Similares