Prodesu destinará cerca de R$ 29 milhões aos Creas em 2023
O coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua e presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, está participando, desde ontem (25), da primeira Sessão Plenária de 2023 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, que acontece até essa sexta-feira(27). No primeiro dia, foram definidas as composições de todas as comissões do Confea e do Conselho Diretor, posse dos coordenadores dos grupos e a definição da Vice-Presidência.
Durante a reunião, foi apreciada a distribuição dos recursos orçamentários de 2023 do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea – o Prodesu.Com 100% dos votos favoráveis, o texto prevê a destinação de aproximadamente R$ 29 milhões a 24 Creas. Não aderiram ao Programa os Regionais de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os Creas têm até 31 de janeiro para apresentar projetos de auditoria independente; o prazo para apresentação de projetos de desenvolvimento e aperfeiçoamento da fiscalização é 28 de fevereiro. Projetos de desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades finalísticas podem ser apresentados até 31 de março, e os demais programas do Prodesu têm como prazo de submissão dos projetos o dia 30 de junho.
O Crea-PI, mais uma vez, terá verbas do Prodesu, que serão destinadas aos investimentos na fiscalização do Conselho.“Fico muito feliz e grato por trazer, mais uma vez, esse recurso tão importante para o desenvolvimento da fiscalização do nosso Conselho”, pontuou Ulisses Filho.
Atividades preliminares
Antes da abertura da pauta, os presentes testemunharam a posse do conselheiro federal eng. civ. Paulo Cesar Nayfeld Granja, que inicia mandato neste mês de janeiro como suplente da conselheira eng. civ. Carmen Petraglia. “É muita honra poder exercer este cargo. Desejo um bom trabalho para todos nós neste ano”, declarou Granja.
Além disso, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, assinou a Declaração São Paulo-Bruxelas para as Águas Subterrâneas, elaborada a partir da participação de centenas de hidrogeólogos de todo o mundo. Leia o documento na íntegra. Além de Krüger, assinou o documento o geól. José Paulo Neto, presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas). A assinatura do Confea no documento foi aprovada pelo Plenário no final de 2022. Reunindo diretrizes para gestão de águas subterrâneas nos próximos anos, a Declaração possui cerca de 1,4 mil assinaturas.
Definições
Após a apreciação do processo referente ao Prodesu, todos os conselheiros federais votaram “sim” para a indicação do colega eng. eletric. Evânio Nicoleit como vice-presidente do Confea. “Auxiliaremos e acompanharemos a Presidência e os conselheiros a cumprir o que estabelecem nossos normativos vigentes, acompanhando os interesses também dos nossos fóruns consultivos”, afirmou Nicoleit, após a definição.
Antes de definir a Vice-Presidência, o Plenário aprovou, também por unanimidade, o nome da funcionária Clécia Abrantes como assistente da mesa do Plenário. Há cerca de doze anos Clécia está na função. “Agradeço o voto de confiança dos senhores, por acreditarem na minha capacidade, espero contribuir para o bom trabalho desta Casa e, consequentemente, para o trabalho dos senhores”, disse Clécia.
Em seguida, foram compostas as comissões permanentes e especiais e se definiram algumas representações do Plenário. Veja as composições abaixo:
Conselho Diretor
Geól. Mário Cavalcanti
Eng. agr. Cândido Carnaúba Mota
Eng. eletric. Genilson Pavão Almeida
Eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha
Eng. civ. Neemias Machado Barbosa
Conp
Eng. mec. Lucas Carneiro (coordenador, na foto acima)
Eng. agr. Andréa Brondani da Rocha
Eng. civ. Carmen Lúcia Petraglia
Geól. Mário Cavalcanti
Ceap
Eng. agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi (coordenador)
Eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha
Eng. civ. Domingos Sahib Neto
Eng. civ. Neemias Machado Barbosa
CCSS
Eng. agr. Daniel Roberto Galafassi (coordenador)
Eng. mec. Aysson Rosas Filho
Eng. eletric. Marcos da Silva Drago
Eng. civ. Daltro de Deus Pereira
Ceep
Eng. mec. Michele Costa Ramos (coordenadora)
Eng. eletric. Sérgio Maurício Mendonça Cardoso
Eng. agr. Cândido Carnaúba Mota
Cais
Eng. agr. Francisco Lira (coordenador)
Eng. eletric. Evânio Nicoleit
Eng. eletric. Genilson Pavão Almeida
CEF
Membros Titulares:
Eng. civ. Daltro de Deus Pereira (coordenador)
Eng. mec. Michele Costa Ramos
Eng. eletric. Genilson Pavão Almeida
Eng. mec. Lucas Carneiro
Eng. agr. Daniel Roberto Galafassi
Membros Suplentes:
1º suplente: Eng. agr. Francisco Lira
2º suplente: Eng. agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi
3º suplente: Eng. eletric. Sérgio Maurício Mendonça Cardoso
4º suplente: Eng. Civ. Neemias Machado Barbosa
5º suplente: Eng. mec. Aysson Rosas Filho
Comissão do Mérito
Geól. Mário Cavalcanti (chanceler)
Eng. agr. Cândido Carnaúba Mota
Eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha
Eng. eletric. Evânio Nicoleit
Eng. eletric. Marcos da Silva Drago
Representante do Plenário no Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea:
Eng. mec. Michele Costa Ramos
Representante do Plenário para compor o Conselho de Comunicação e Marketing:
Eng. mec. Lucas Carneiro
Representante do Plenário para compor o Conselho Gestor do Prodesu:
Eng. mec. Aysson Rosas Filho (titular)
Eng. civ. Neemias Machado Barbosa (suplente)
Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea