Crea-PI denuncia o CAU-PI ao Ministério Público Federal

Diante da atuação ilegal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI) em autuar empresas de engenharia, com a situação regular no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), em razão dessas empresas manterem, na relação de suas atividades,a prestação de serviços de arquitetura, constituindo, assim, um ato ilegal e desarrazoado, o CREA-PI fez uma representação ao Ministério Público Federal para que se proceda um inquérito civil para apuração dos fatos.

Cumpre ressaltar que o CREA-PI, em maio deste ano, logrou êxito em um processo judicial, no qual, o CAU-PI, por determinação judicial, está proibido de autuar engenheiros por realizar projeto arquitetônico.

O CREA-PI vem buscando a defesa dos seus atos administrativos que concedem a esses profissionais as competências para as atribuições que há décadas são compartilhadas com os arquitetos.

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, afirma que esperava que fossem acolhidos os pleitos, pois são pautados na legalidade, e que confia na competência e seriedade do Ministério Público Federal. Ulisses Filho reafirma, ainda, seu repúdio às atitudes ilegais do CAU-PI , e seu compromisso na defesa do interesse coletivo dos profissionais e que respeita os arquitetos e arquitetas do estado do Piauí.