Colégio de Presidentes aprova Salvador como sede da Soea de 2024
Os presidentes de Creas aprovaram, nesta segunda-feira (17/4), a realização da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Salvador (BA). Agora a propositura do Crea-Nordeste segue para homologação do plenário do Confea.
“Ano que vem vamos todos para a Bahia, e toda a Engenharia do Brasil irá celebrar os 475 anos da primeira capital do país”, comemorou o presidente eng. agrim. Joseval Carqueija, agradecendo o apoio de todos os pares e do superintendente de Serviços Turísticos da Bahia, João Paolilo, presente na 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP), que acontece até quarta-feira (19/4), em Recife (PE).
“É uma grande oportunidade sediar um evento como este que está em sua 79ª edição e que, sem dúvidas, levará à Bahia mais de 5 mil profissionais, que fazem o país crescer e que irão debater propostas para gerar emprego, renda e contribuir para o desenvolvimento econômico e social”, disse Paolilo, em nome do secretário de Turismo, o eng. civ. Luís Bacellar Batista, e do governador Jerônimo Rodrigues.
Ao fórum, o representante do governo demonstrou a vocação turística e a disponibilidade das redes hoteleira e de transporte do estado, que dispõe de 13 zonas turísticas e mais de 50 segmentos de negócios. “Daremos apoio e incentivo para abrilhantar ainda mais a Soea, com estande da secretaria, receptivo, divulgação do evento em mídia especializada e articulação com o trade turístico”, afirmou Paolilo.
Em resposta, o presidente do Crea-BA sinalizou que o próximo passo será definir a data de realização junto à Secretária de Turismo para reservar o centro de convenções. Na oportunidade, a anfitriã da Soea deste ano convidou o governo da Bahia a participar do evento, em Gramado (RS), entre 8 e 11 de agosto.
Mais cedo, a presidente do Crea-RS informou que a comissão organizadora fará visita técnica em Gramado, no próximo mês, e que a programação está praticamente fechada. “Firmamos parceria com o Sebrae Nacional para termos apresentação de projetos de startups”, anunciou a eng. amb. Nanci Walter.
SEI Multiórgãos
O andamento dos trabalhos para implantação do SEI Multiórgãos foi apresentado pelo superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros. Os Creas da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul participam desta primeira fase do projeto que já possui infraestrutura básica, segundo o superintendente. “Não falta muito para colocar um desses quatro Creas em produção”, afirmou, pontuando a importância da sinergia nesta iniciativa que visa estabelecer uma base única na qual os órgãos compartilharão o mesmo ambiente tecnológico, unificando o sistema. “Hoje, por exemplo, liberamos webservice para integração de sistemas, o que demonstra que o Confea está dando apoio e suporte nesta iniciativa, que demanda mais esforço dos Creas”, frisou, após listar produtos que estão sendo definidos, como tipo de formulário e nível de acesso a documentos.
As lideranças dos Regionais se disponibilizaram a compartilhar conhecimento e intensificar a implementação. “Continuamos com o compromisso que assinamos”, salientou o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, corroborando o engajamento do Crea-RS. “A digitalização é o futuro”, acrescentou o diretor do Confea, eng. eletric. Genilson Pavão, ao sugerir que as áreas de Tecnologia da Informação dos Creas dialoguem sobre o projeto de forma objetiva.
Isonomia
Foi aprovada alteração do art. 7º da Resolução nº 1.066/2015, visando igualar para seniores os critérios de concessão de desconto de até 90% no valor da anuidade. A proposta abrange tanto profissionais do sexo masculino, quanto do sexo feminino, estabelecendo nos referidos casos a partir de 60 anos de idade ou 30 anos de registro no Sistema Confea/Crea. A mudança atende às definições do art. 1º da Lei nº 1.741/2003, que institui o Estatuto da Pessoa Idosa e regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Boas práticas
Ainda na tarde desta segunda-feira, os presidentes de Creas compartilharam projetos que estão em progresso nos Regionais. Capacitação de profissionais em plataforma digital, interlocução com recém-formados, simplificação do preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), atendimento online, implementação de espaço coworking para profissionais e combate a fake news foram boas práticas que despertaram atenção das lideranças. Os informes abrangeram também iniciativas de patrocínio de eventos técnico-científicos, ampliação do diálogo com parlamentares, fiscalização mais educativa, implantação de projetos de energia fotovoltaica e realização de concurso.