Chefe de Fiscalização do Crea-PI participa de Reunião Nacional do Confea

O chefe de Fiscalização do Crea-PI, Fábio Peixoto, participou, nesta terça (17) e quarta-feira (18),  da Reunião Nacional de Fiscalização do Confea, que reuniu, na capital federal, os gerentes do setor de todos os Creas do País. Foram apresentadas, além de boas práticas de Fiscalização, palestras com o coordenador geral da Controladoria Geral da União, sobre a visão geral do órgão em relação à autuação dos Conselhos, sobre o arcabouço legal da lei 5.194/66 e também uma oficina de Fiscalização em empreendimento da cidade.

Gerente de Fiscalização do Crea-PI, Eng.Civ. Fábio Peixoto.

O presidente do Confea,Joel Krüger, anunciou que em 2020 pensa em fazer dois encontros nacionais da área de fiscalização. Krüger afirmou que considera a atividade: “o DNA do Sistema Confea/Crea. Um trabalho que somou 550 mil fiscalizações em 2018, ano que os fiscais do Sistema percorreram oito milhões de quilômetros”, ponderou antes de afirmar que  essas ações evitaram desastres”. O presidente do Confea disse ainda que a “reunião permite troca de experiências, o debate conjunto para viabilizar novos recursos, além dos financeiros, uma nova resolução, por exemplo”.

Além do próprio Joel, a mesa que recepcionou os 35 participantes da reunião foi formada pelo eng. agr. Annibal Margon, conselheiro federal e coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), pelo eng. eletric. Edson Delgado, vice-presidente do Confea, Ronald Santos, eng.mec., conselheiro e diretor de Controle do Confea, Lúcia Helena Vilarinho Ramos, eng.civil e presidente do Crea-ES e por Luiz Rossafa, eng. agrônomo e chefe de gabinete do Confea.

Eficiência e eficácia
Depois de historiar sobre sua atuação no Sistema Confea/Crea, Krüger revelou que a preocupação com a qualidade eficiência e eficácia da fiscalização exercida pela entidade existe desde quando presidiu o Crea-PR: “Trouxemos essa preocupação para o Conselho Federal porque sabemos que é um setor que precisa ser melhorado de forma contínua em função mesmo da alta complexidade de determinados empreendimentos”.

Joel Krüger lembrou que já em 2018 o Confea tomou providências para melhorar a fiscalização exercida pelos Creas: “mudamos o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) possibilitando que os recursos por ele oferecidos pudessem ser utilizados também para a fiscalização”, disse. Com relação às demandas dos regionais quanto a Tecnologia da Informação (TI), Krüger falou da equipe que trazida ainda no ano passado já apresenta resultados significativos em termos de elaboração da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nacional.