Crea-PI promove o I Fórum de Energias Renováveis em São João do Piauí
A importância da utilização das energias limpas foi tema do I Fórum Estadual de Energias Renováveis, na última quinta-feira (11), no Centro Cultural da Secretaria de Educação, em São João do Piauí. O evento, que teve o apoio da Mútua-PI, teve a participação de profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências da região. O Fórum contou com quatro palestras relacionadas às energias renováveis: Aprovação de Projetos, Financiamento, Regulamentação, Concessões e Infraestrutura e Desenvolvimento no Setor de Transmissão, ministradas por profissionais atuantes nas respectivas áreas.
Na oportunidade, o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, ressaltou a importância das categorias do Sistema Confea/Crea/Mútua para o desenvolvimento do município. “O evento mostrou a viabilidade do empreendimento de energia solar, quanto ao financiamento, além da possibilidade de expansão desse negócio. Abordamos sobre como seria a inserção dos profissionais da região nessa área que está iniciando, mas só tende a crescer”, afirmou.
O Conselheiro e Coordenador da Câmara de Elétrica do Crea-PI, Eng. Eletric. Joselito Félix, destacou a escolha da cidade, que é uma das maiores produtoras de energias renováveis do país, para a realização do evento. “Observamos uma cidade entrelaçada com importante- subestações, grandes usinas geradoras de energia. O Piauí é o 5º maior produtor de energia eólica do país, o 3º maior produtor de energia solar e o foco está, principalmente, nessa região”, explicou.
Ainda exaltando o potencial da região, o Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, parabenizou o Crea-PI pelo evento e descreveu as energias renováveis encontradas no município. “Nossa região tem muito potencial, não somente na Energia Solar, como também da nossa Subestação e toda sua rede de distribuição. Podemos atingir rapidamente o desenvolvimento econômico”, contou.
O Diretor da Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar (Apisolar), Marco André Vaz, que ministrou a palestra sobre Regulamentação e Concessões, aproveitou o espaço para pedir aos presentes que se associassem. “É uma associação nova, mas estamos com vários projetos e em busca de mais associados. Juntos conseguimos mais pelo nosso estado no que diz respeito à energia solar. Só tenho a agradecer o convite e parabenizar o Crea-PI, em nome do Presidente Ulisses Filho e o Prefeito Gil Carlos, pelo apoio”, disse.
Último a se apresentar, o Responsável pela Subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em São João do Piauí, João Henrique Neto, falou sobre Infraestrutura e Desenvolvimento no Setor de Transmissão retratando o momento que as energias renováveis vivem no país. “O desenvolvimento dessa energia está crescendo bastante no Brasil e o Piauí é uma das áreas que possui grande potencial e é pouco explorada. Esse evento serviu para trazer conhecimento sobre a oportunidade de investimento em energias renováveis no estado”, finalizou.
O Fórum contou com a presença do Gerente de Relacionamento Equatorial- CEPISA, Joaquim MIlhomen, que proferiu a palestra sobre Aprovação de Projetos; com o Gerente em Exercício do Banco do Nordeste de São João do Piauí, Alaíde Rodrigues. Também estiveram presentes no evento o Conselheiro do Crea-PI, Eng. Agr. João Almeida; os Inspetores do Crea-PI em São Raimundo Nonato, o Eng. Civil Leonardo Galvão e o Eng. Civ. Mikayl Couto; o Gerente do Banco do Nordeste de São João do Piauí, Clodoaldo Miranda; os Conselheiros do Crea-PI.